Tecnologia

Portugal Telecom lança serviço de nuvem gratuito

A PT oferecerá 16 GB de capacidade de armazenamento gratuitamente para os seus clientes e para os clientes de outras operadoras


	Zeinal Bava, presidente da Portugal Telecom: para ele, iniciativa é uma forma de estimular o uso da rede e de permitir que os usuários gastem menos na compra de dispositivos 
 (Germano Lüders/EXAME.com)

Zeinal Bava, presidente da Portugal Telecom: para ele, iniciativa é uma forma de estimular o uso da rede e de permitir que os usuários gastem menos na compra de dispositivos  (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2012 às 14h47.

São Paulo - A Portugal Telecom (PT), operadora portuguesa que no Brasil faz parte do bloco de controle da Oi, anunciou nesta segunda, dia 29, durante seu evento Technology & Innovation, voltado a investidores e analistas, um serviço de armazenamento em nuvem voltado a todos os usuários de banda larga do país.

A PT oferecerá 16 GB de capacidade de armazenamento gratuitamente para os seus clientes e para os clientes de outras operadoras. Segundo Zeinal Bava, é uma forma de estimular o uso da rede e de permitir que os usuários gastem menos na compra de dispositivos como tablets, smartphones e computadores, que precisarão de menos memória.

Mas a estratégia da PT tem um ganho de médio e longo prazo. A operadora quer reduzir o custo dos set-top boxes utilizados em suas operações de IPTV. Com a possibilidade de criar contas de armazenamento em nuvem para seus usuários, a PT pretende que no futuro as gravações de conteúdos realizadas pelos seus mais de um milhão de clientes de IPTV hoje nos set-tops de TV por assinatura possam ser feitos de maneira remota, nos servidores da operadora. "Isso permitirá que nossos clientes possam gravar seus conteúdos e assistí-los em qualquer lugar do mundo", diz Bava.

Acompanhe tudo sobre:Computação em nuvemEmpresasInternetPortugal TelecomServiços online

Mais de Tecnologia

EUA impõem novas restrições emchips avançados da TSMC para clientes chineses, diz agência

Tencent e Visa lançam pagamento por palma da mão em Cingapura; primeiro mercado fora da China

Mídia programática com influenciadores: o plano da BrandLovrs para distribuir R$ 1 bi em 4 anos

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível