Tecnologia

Por privacidade, Microsoft cancela apoio ao CISPA

A votação favorável contraria alertas de veto presidencial feitos por parte dos representantes contrários ao projeto

Microsoft: "qualquer lei deve permitir que honremos as promessas de segurança e privacidade" (Getty Images)

Microsoft: "qualquer lei deve permitir que honremos as promessas de segurança e privacidade" (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de abril de 2012 às 15h22.

São Paulo - A Microsoft cancelou seu apoio ao "Cyber Intelligence Sharing and Protection Act" (CISPA), um projeto do governo norte-americano que dá acesso à Agência Nacional de Segurança a dados mantidos pelas empresas de telecomunicações e internet.

O projeto foi aprovado em votação na câmara norte-americana na última quinta-feira (27), por 248 votos à favor contra 168. A votação favorável contraria alertas de veto presidencial feitos por parte dos representantes contrários ao projeto.

Em resposta à CNET, a Microsoft informou que qualquer lei deve permitir "que honremos as promessas de segurança e privacidade que fazemos a nossos consumidores". A MS adiciona que quer "assegurar que a legislação final ajude a enfrentar a ameaça do cibercrime enquanto protege a privacidade dos consumidores".

O ponto que torna o CISPA controverso é o trecho "não obstante qualquer outra disposição de direito", que permitiria que agências de inteligência, como NSA e IRS transponham leis estaduais e federais, como as relacionadas a escutas, informações educacionais, privacidade médica e outras.

A Microsoft nunca demonstrou apoio ao projeto de forma concreta. O documento liberado em novembro de 2011 por Fred Humphries, vice-presidente de assuntos governamentais da MS, elogiava os partidários do projeto, mas não citava nenhuma questão relacionada com privacidade.

Mesmo não sendo um apoio claro, foi o suficiente para que o comitê da CISPA incluísse a Microsoft na lista de apoio ao projeto.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaEstados Unidos (EUA)MicrosoftPaíses ricosPrivacidadeTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony