Tecnologia

Ponte se movimenta de acordo com os passos dos pedestres

São Paulo – Com a forma de uma hélice, o projeto da ponte DSSH (Dynamic Shapeshifting Helix) chama a atenção não apenas pela iluminação colorida feita com tecnologia de LED, mas também por sua, digamos, versatilidade. Essa construção, que será criada em Montreal, no Canadá, ligando dois prédios, possui um sistema que faz com que […]

Ponte Dynamic Shapeshifting Helix (Divulgação)

Ponte Dynamic Shapeshifting Helix (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2011 às 12h24.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 11h57.

São Paulo – Com a forma de uma hélice, o projeto da ponte DSSH (Dynamic Shapeshifting Helix) chama a atenção não apenas pela iluminação colorida feita com tecnologia de LED, mas também por sua, digamos, versatilidade.

Essa construção, que será criada em Montreal, no Canadá, ligando dois prédios, possui um sistema que faz com que ela se mova de acordo com a passagem dos pedestres (clique na foto para ver o video de demonstração). Para fazê-la se mover, os arquitetos da empresa “sanzpont [arquitectura]” pensaram uma estrutura flexível que aplica diferentes tensões em pontos diferentes, que se movem quando as pessoas atravessam a ponte.

O projeto também buscou ser sustentável. Sua cobertura feita por células fotovoltaicas produz energia com a luz solar, tornando-a independente de outras fontes de iluminação. Além disso, a estrutura ainda prevê plantas que purificam o ar que circula internamente.

O trabalho foi vencedor do desafio de arquitetura DesignByMany, promovido com o apoio da HP e do site ArchDaily,em julho deste ano.

var galeriaLinkVideo = '

';

Acompanhe tudo sobre:ArquiteturaCriatividadeDesignInovação

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO