Tecnologia

Extensão do Chrome diz quem financia candidatos às eleições

Plug-in Quem Financia informa a usuários do Chrome dados de doações de campanha e relações de bens de candidatos


	Dinheiro: extensão para Chrome foi desenvolvida em 10 horas
 (CLAUDIA)

Dinheiro: extensão para Chrome foi desenvolvida em 10 horas (CLAUDIA)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2014 às 08h41.

São Paulo - Desenvolvido em apenas 10 horas, o plug-in Quem Financia é uma extensão para Chrome que permite ao usuário visualizar dados de doações de campanha sempre que estiver lendo um texto sobre um candidato.

O plug-in faz uma varredura do conteúdo da página e consegue identificar nomes de candidatos à presidência e aos governos estaduais. A partir disso, ele destaca os nomes encontrados, deixando-os grifados em verde e com um cifrão na frente. Basta que o leitor passe o cursor do mouse sobre o nome destacado que uma janela aparecerá com as informações respectivas ao candidato. A extensão oferece dados sobre quem financia aquele político e traz ainda uma relação dos bens desse candidato.

Por interagir diretamente com a página no navegador, a extensão desconfigura a disposição do conteúdo de alguns sites – como, por exemplo, o Facebook. Já em sites de notícias, o plug-in funciona muito bem.

Quem Financia foi o aplicativo vencedor da Hackathon Transparência Brasil, que aconteceu em São Paulo no dia 23 de agosto. A maratona foi promovida pela Transparência Brasil, organização independente dedicada a monitorar instituições públicas, em parceria com a Sensedia, empresa de TI, e contou com o apoio do Google.

No evento, também houve o lançamento da Open API da Transparência. Essa ferramenta de programação permite que desenvolvedores possam explorar em seus próprios programas bases de dados com informações sobre todos os candidatos que estão concorrendo nas eleições de 2014

Acompanhe tudo sobre:BrowsersChromeDinheiroDoaçõesEleiçõesEleições 2014GoogleInternetPolítica no Brasil

Mais de Tecnologia

TikTok sai do ar nos EUA após lei 'banir ou vender' entrar em vigor

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'