Tecnologia

PlayStation Vita, novo console da Sony, mostra suas armas em Los Angeles

Videogame, chamado anteriormente de NGP, foi apresentado na E3 ontem e será o sucessor do PSP no segmento de jogos eletrônicos portáteis

O novo portátil da Sony, PSVita, foi apresentado pelo  vice-presidente executivo Kazuo Hirai. O novo aparelho custa 249 euros na versão wi-fi e 299 euros com 3G (David McNew / Getty Images)

O novo portátil da Sony, PSVita, foi apresentado pelo vice-presidente executivo Kazuo Hirai. O novo aparelho custa 249 euros na versão wi-fi e 299 euros com 3G (David McNew / Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de junho de 2011 às 06h03.

Los Angeles - A nova geração portátil da Sony já tem nome oficial: PlayStation Vita, um console com vocação social que sairá à venda no próximo Natal com títulos como "Little Big Planet" e "Uncharted: Golden Abyss", segundo anunciou a gigante japonesa em Los Angeles nesta segunda-feira.

Antes do início da apresentação, o presidente da Sony América, Jack Tretton, aproveitou a ocasião para fazer um "mea culpa" pelos problemas de segurança atravessados há algumas semanas pela plataforma on-line PSN e que afetou os dados de milhões de usuários em todo o mundo.

No entanto, em uma jornada festiva como a de hoje, as menções ao passado duraram pouco, e os novos produtos da companhia captaram em breve a atenção das centenas de jornalistas presentes.

O vice-presidente executivo da Sony, Kazuo Hirai, foi o encarregado de levar ao palco o novo hardware da companhia, que oferece uma potência gráfica sem precedentes a um preço de 249 euros (para a versão wi-fi) e 299 euros (com 3G).

Se as informações sobre os preços do PS Vita arrancaram aplausos do público, as vaias chegaram com o anúncio de que nos Estados Unidos o console chegará pelas mãos da companhia telefônica AT&T.

Questões comerciais à parte, as primeiras informações sobre o catálogo inicial do console deram mostras da capacidade deste portátil que oferece como carros-chefe um renovado "Little Big Planet" e uma versão de "Uncharted".

Haverá ainda o "mix" de luta "Street Fighter x Tekken" e o "Mod Nation Racers", que oferece a possibilidade de projetar delirantes circuitos de corridas desenhando o percurso diretamente sobre a tela tátil do console.

Os aplicativos "Party" e "Near" fornecem conteúdo social a este console com vocação para a conectividade desenvolvido para se complementar com o PlayStation 3 (e inclusive com PC), de modo que os jogos do portátil também poderão ser desfrutados em tela grande.

À margem das propostas do PS Vita, um dos grandes anúncios da Sony foi o projeto PlayStation Suite, que, pela primeira vez, permitirá transferir conteúdos do PlayStation a dispositivos que não sejam da companhia, como telefones móveis e tablets.

Além dos esperados "Uncharted: Drake's Deception" e "Resistance 3", que chegarão ao PS3 em 3D - que segue entre as apostas da companhia -, o controle sensível a movimentos Move continua atraindo a atenção de público e de empresas de desenvolvimento.

Prova disso são "NBA 2K12", "Medieval Moves: Deadmund's Quest", "Little Big Planet" e "Starhawk", alguns dos títulos que chegarão adaptados para Move nos próximos meses.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas japonesasGamesIndústria eletroeletrônicaPlayStationSony

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro