Tecnologia

PlayStation 4 e Xbox One duelam na Tokyo Game Show 2013

Novos consoles PlayStation 4 da Sony e Xbox One da Microsoft disputam as atenções no maior salão asiático dedicado ao videogame, o Tokyo Game Show

Visitantes observam novo PlayStation 4: preto para a Sony, verde para a Microsoft, os estandes dos dois gigantes são os mais visíveis de todo o salão, onde 200 mil visitantes são esperados (Yoshikazu Tsuno/AFP)

Visitantes observam novo PlayStation 4: preto para a Sony, verde para a Microsoft, os estandes dos dois gigantes são os mais visíveis de todo o salão, onde 200 mil visitantes são esperados (Yoshikazu Tsuno/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2013 às 14h37.

Chiba - Os novos consoles PlayStation 4 da Sony e Xbox One da Microsoft disputam as atenções no maior salão asiático dedicado ao videogame, o Tokyo Game Show, que teve início nesta quinta-feira perto da capital japonesa.

Os smartphones vão ter que se contentar: apesar da presença em massa dos jogos para celular no TGS 2013, estas duas novas máquinas ofuscam qualquer outra novidade.

Preto para a Sony, verde para a Microsoft, os estandes dos dois gigantes são os mais visíveis de todo o salão, onde 200 mil visitantes são esperados de hoje até domingo.

A alta concentração de entretenimento multimídia que atrai tanto a imprensa japonesa quanto a estrangeira permite descobrir com antecedência as novidades que serão lançadas em breve. Além do PS4 e do Xbox One, também são esperados a versão atualizada do console portátil PS Vita da Sony e sua variante para a TV.

O Tokyo Game Show deste ano conta com um número recorde de 352 expositores (incluindo 162 estrangeiros). Nada menos que 962 jogos para todas as plataformas.

A Sony, gigante local, se destaca por seu enorme espaço e ainda tem a vantagem de conquistar desde já clientes para o seu PS4, que deve ser lançado em novembro na Europa e nos Estados Unidos, e apenas em fevereiro de 2014 no Japão, devido a atrasos no desenvolvimento do jogo.

"Antes eu jogava no Xbox 360 e não tinha nenhuma intenção de comprar um PS4. Mas eu pude testar os dois e agora mudei de ideia", declarou Ben Patrick, desenvolvedor de jogos.


"Esperamos cinco milhões de cópias vendidas até o final de março de 2014", anunciou o chefe da Sony Computer Entertainment, Andrew House, em uma conferência.

Embora nem todos os jogos para PS4 tenham sido concluídos, a Sony e seus parceiros dão aos visitantes a oportunidade de descobrir parcialmente 22 títulos, que vão desde continuações de sagas já famosas à novidades criadas especialmente para o evento.

"As especificações técnicas são claramente muito altas, os gráficos são cheios de detalhes e velocidade. A diferença é notável em comparação com o PS3 anterior. Então, eu vou comprá-lo", disse à AFP, Shotaru Deguchi, de 26 anos.

Mesma resposta de vários jogadores já familiarizados com consoles da Sony, mas alguns esperavam mais, como Tana Veeravitayases: "Eu estou um pouco desapontado... o jogo que eu joguei não explorava as novas funções do PS4 como, por exemplo, a câmera".

Já os aficionados da Microsoft, que não são muitos no Japão, puderam, por sua vez, experimentar 18 títulos para o novo Xbox One, mais imponente do que o PS4.

"Com esta máquina passamos a uma nova geração de qualidade e jogabilidade, é claramente um salto em comparação com o Xbox 360", considerou Kiminori Ono, de 46 anos.


Juntamente com os jogos para consoles, os destinados aos smartphones e tablets também ocupam um grande espaço para um público mais amplo e de jogadores mais casuais.

Apesar de ser praticamente desconhecido no exterior, a companhia japonesa Gree, que oferece uma ampla plataforma de entretenimento móvel, apresenta um estande digno da Sony.

É também muito ambiciosa no campo de jogos para celular, com um segundo grande estande especialmente dedicado a seus smartphones Xperia baseados no sistema operacional Android do Google. Também apresenta telas-óculos para smartphones, um dispositivo que cobre a metade do rosto e faz o jogador imergir em um espaço virtual, cortando a realidade circundante.

Todos os grandes nomes do mundo do jogo estão no salão, com a exceção da notável japonesa Nintendo, que nunca participou e que organiza seus próprios eventos públicos gratuitos.

O universo do videogame como um todo, no entanto, deve prestar homenagem a um dos seus pais, Hiroshi Yamauchi, ex-chefe da Nintendo por mais de meio século (1949-2002), que morreu nesta quinta-feira de pneumonia aos 85 anos de idade.

Foi por iniciativa iluminada de Yamauchi que a Nintendo, fabricante venerável de cartas, se transformou pioneira no ramo com, em 1983, o primeiro console de jogo de salão familiar por excelência, a Famicom, antes de muitas outras máquinas e jogos que passaram a ser cultuadas.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas japonesasempresas-de-tecnologiaGamesIndústria eletroeletrônicaMicrosoftPlayStationSmartphonesSonyTecnologia da informaçãoXbox

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não