Da Redação
Publicado em 14 de outubro de 2013 às 10h00.
Com cada vez mais pacientes dando entrada com sintomas cada vez mais complexos, o Hospital de Ottawa, no Canadá, percebeu que o tempo gasto por seus funcionários em processos manuais estrangulava o tempo para cuidar das pessoas. Para resolver o problema, o hospital usou tecnologia, mobilidade e processos bem pensados.
O Hospital de Ottawa acompanhou um crescimento anual de quase 100% de ocupação de sua capacidade ano após ano. Isso indicava, claro, que seus médicos eram reconhecidos e seus serviços, prestigiados, porém era preciso melhorar a estrutura para manter e melhorar o nível.
Após um estudo interno, o hospital descobriu que boa parte de seus médicos e enfermeiros gastava muito tempo buscando informações e soluções para os pacientes. Isso acontece por causa dos sintomas cada vez mais complexos, que surgiram graças às novas tecnologias de diagnóstico. Fazer com que o médico acompanhasse tais avanços – e, assim, passasse mais tempo real com o paciente – era o desafio.
O resultado foi a criação de uma plataforma de gestão que englobava todas as áreas do hospital, juntava todos os dados referentes aos pacientes e seus sintomas e facilitava a relação entre médico e paciente. Em um exemplo prático, um médico pode fazer qualquer requisição dentro do sistema de comunicação do hospital e ir acompanhando pelo celular os detalhes e respostas sobre a questão.
Com a nova solução, o hospital conseguiu criar um fluxo de trabalho muito mais natural e ideal, melhorando a vida de médicos e pacientes e diminuindo o tempo de estadia daqueles com sintomas mais complexos. Ao focar a eliminação de papeladas e burocracias e apostar na mobilidade e processamento de dados, o Hospital de Ottawa é um bom exemplo do que o mundo móvel e a tecnologia podem fazer por você, e pelo nosso futuro.