Tecnologia

Plano de banda larga terá um projeto-piloto em 2010

Brasília - O Plano Nacional de Banda Larga, lançado hoje pelo governo, terá neste ano apenas um projeto-piloto, com cobertura de 100 cidades, entre elas Brasília e outras 15 capitais de Estados. Ainda não foram decididos os municípios que serão atendidos nesta primeira fase, o que deverá ocorrer nas reuniões do Fórum Brasil Digital, que […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Brasília - O Plano Nacional de Banda Larga, lançado hoje pelo governo, terá neste ano apenas um projeto-piloto, com cobertura de 100 cidades, entre elas Brasília e outras 15 capitais de Estados. Ainda não foram decididos os municípios que serão atendidos nesta primeira fase, o que deverá ocorrer nas reuniões do Fórum Brasil Digital, que será formado na primeira semana de junho, com representantes do setor público, empresas e sociedade civil.

Até 2014, a meta de cobertura é chegar a praticamente todas as capitais dos Estados, com exceção de Boa Vista (RR). Não foi previsto o número de cidades que terão o serviço daqui a cinco anos.

Para montar a rede que será administrada pela Telebrás, serão usadas fibras ópticas de empresas estatais, como Eletronet, Eletrobras e Petrobras. Neste ano, a rede terá extensão de 11,3 mil quilômetros, utilizando os chamados anéis do Sudeste e Nordeste. Até 2014, a rede chegará a 30 mil quilômetros.

Paran Johar, vice-presidente de marketing da Jumptap, uma rede rival de publicidade móvel, diz ter visto um grande potencial publicitário no iPad, mas critica a abordagem da Apple quanto a isso.

"O problema com o iPad e o iPhone é que a Apple está adotando sua abordagem tradicional de ser um sistema fechado," disse.

Acompanhe tudo sobre:Banda largaEmpresasGovernoInternetTecnologia da informaçãoTelebrasTelecomunicações

Mais de Tecnologia

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble

Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes