Sem limitações: Photoshop para iPads será igual ao dos Macs (David McNew/Getty Images)
Lucas Agrela
Publicado em 15 de outubro de 2018 às 15h23.
São Paulo — A Adobe anunciou nesta segunda-feira (15), durante seu evento Adobe MAX 2018, uma nova versão do Photoshop para iPad. Ao contrário das versões anteriores, com menos recursos e ferramentas, o novo aplicativo será completo. O programa, inclusive, compartilha a mesma base de código do Photoshop CC para Macintosh.
O app permitirá aos usuários abrir e editar um arquivo .PSD em um iPad "usando as mesmas ferramentas com que já estão familiarizados", conforme destacou Pam Clark, diretora responsável pelo gerenciamento da linha Photoshop, no blog da Adobe. Os documentos ficarão salvos na nuvem e poderão ser acessados depois no computador. Também será possível fazer o caminho inverso: um trabalho iniciado no computador poderá ser finalizado no tablet.
As mudanças na interface são sutis. De acordo com a Adobe, a barra de ferramentas traz todos os recursos tradicionais e o sistema de camadas. As diferenças estão nos tamanhos de alguns botões e na possibilidade de controlar o aplicativo com os dedos ou com uma caneta.
"Estamos repensando toda a experiência de usuário para um dispositivo moderno baseado em toque", disse a executiva da empresa. "Desenhamos o Photoshop no iPad com os gestos naturais em mente para agilizar os fluxos de trabalho."
A criação de uma versão completa do software para um tablet como o iPad era inviável até pouco tempo atrás, como a própria Clark ressaltou. "Foi só recentemente, com aparelhos mais poderosos, que pudemos transformar isso em um experimento real dentro da Adobe", escreveu a diretora. A ideia, segundo ela, veio de dois engenheiros por trás do Photoshop, que receberam o aval da Adobe para tentar recriar o programa nos iPads — mas foram orientados a ficar quietos caso não desse certo. O experimento, no entanto, foi positivo.
A ideia de levar um app completo de desktops para tablets — e vice-versa — não é exclusiva da Adobe. A Microsoft já trabalha com essa ideia de "aplicativos universais" na chamada Plataforma Universal do Windows (UWP) no Windows 10, e a Apple, responsável pelos Macs e iPads, vem testando essa possibilidade. A empresa inclusive mostrou alguns resultados neste ano na WWDC, sua conferência anual para desenvolvedores, mas sua solução ainda está em fase de testes. Mais novidades devem vir em 2019, na próxima edição do evento.
No caso do Photoshop CC para iPad, uma edição prévia foi disponibilizada pela Adobe já nesta segunda-feira (15). O aplicativo finalizado, versão 1.0, será lançado só no ano que vem.