Tecnologia

Pesquisadores testam avião de papel gigante

Para que ele levantasse voo, foi preciso uma equipe com mais de oito funcionários

Durante o voo, o avião, que pesa cerca de 360 quilos, alcançou a velocidade de 158 km/h de altitude (Divulgação/The Great Paper Airplane Project)

Durante o voo, o avião, que pesa cerca de 360 quilos, alcançou a velocidade de 158 km/h de altitude (Divulgação/The Great Paper Airplane Project)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2012 às 17h19.

São Paulo - Pesquisadores lançaram no deserto do Arizona um dos maiores aviões de papel já construídos no mundo, com 13,7 metros de comprimento e asas de 7,3 metros de envergadura.

O voo, que aconteceu na quarta-feira (21), faz parte de um evento promovido pelo Museu Pima do Ar e do Espaço, em Eloy. O objetivo do experimento também é tentar aguçar o interesse dos jovens pela aviação.

Um grupo de engenheiros aeronáuticos se inspirou em Arturo Valdenegro, de 12 anos, que venceu o concurso regional de lançamento de aviões de papel promovido pelo museu. O modelo de Valdenegro foi o que voou mais longe.

O voo foi projetado e planejado pelo engenheiro Art Thompson. Para que ele levantasse voo, foi preciso uma equipe com mais de oito funcionários.

Durante o voo, o avião, que pesa cerca de 360 quilos, alcançou a velocidade de 158 km/h de altitude. Valdenegro acompanhou o lançamento no dia.

O avião de papel foi filmado com uma câmera colocada sobre o corpo do avião. o vídeo mostra o avião sendo levado a uma altura de cerca de 680 metros antes de ser solto e atingir a velocidade máxima.

Confira o lançamento abaixo (este vídeo não será exibido em iPad e alguns tablets Android) :

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:AviõesEngenhariaEngenheirosTransportesVeículos

Mais de Tecnologia

Influencers mirins: crianças vendem cursos em ambiente de pouca vigilância nas redes sociais

10 frases de Steve Jobs para inspirar sua carreira e negócios

Adeus, iPhone de botão? WhatsApp vai parar de funcionar em alguns smartphones; veja lista

Galaxy S23 FE: quanto vale a pena na Black Friday?