Tecnologia

Pesquisador desenvolve Kinect tupiniquim

Um pesquisador da Escola Politécnica da USP criou um sistema de baixo custo para reconhecimento de gestos em computadores no estilo do Xbox Kinect, da Microsoft

O Kinect, da Microsoft: o sistema desenvolvido na Poli-USP usa uma webcam para captar os gestos (Divulgação)

O Kinect, da Microsoft: o sistema desenvolvido na Poli-USP usa uma webcam para captar os gestos (Divulgação)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 26 de março de 2011 às 06h00.

São Paulo — O engenheiro João Luiz Bernardes Júnior, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), desenvolveu um sistema de reconhecimento de gestos que funciona de forma parecida com o Xbox Kinect, da Microsoft. O trabalho virou tese de doutorado, defendida no Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) da Poli-USP.

O sistema criado por Bernardes usa uma webcam comum para captar os gestos do usuário. Um programa, que roda no computador, decodifica os gestos. Segundo o pesquisador, o sistema pode incorporar um grande repertório de gestos, que podem chegar a dezenas de milhares. "Claro que a pessoa que estiver usando o programa não vai precisar aprender todos esses gestos, deve usar no máximo 10 ou 20 de cada vez", diz ele.

Bernardes prevê que o sistema poderá, inicialmente, ser usado em ensino e em entretenimento, como acontece com o Kinect. Mas ele não acredita que esse tipo de interface vá tornar obsoletos os tradicionais teclado e mouse. Para muitas atividades, os modos tradicionais de operar o computador continuam sendo a melhor opção, diz. Agora que a tese de doutorado foi aprovada, Bernardes trabalha no aperfeiçoamento do sistema. Veja, abaixo, o vídeo com a demonstração.

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