Tecnologia

Pesquisa revela tendências do setor bancário

Estudo da IBM mostra polarização entre grandes conglomerados globais e instituições especializadas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h23.

De 2000 a 2015, a receita total de serviços financeiros no mundo deverá registrar crescimento anual de 7,1%, passando de 2 bilhões para 5,6 bilhões de dólares. A previsão está em um estudo elaborado pela IBM Global Business Services - a divisão de consultoria da IBM - e divulgado nesta quarta-feira durante o congresso Ciab Febraban 2006, realizado em São Paulo.

O estudo, realizado pela unidade de pesquisas estratégicas da IBM, The Institute for Business Value, aponta cinco tendências principais que determinarão o sucesso do setor bancário na próxima década.

Os clientes, segundo a pesquisa, serão ainda mais bem-informados, exigentes e experientes, demandando serviços de maior valor agregado e o atendimento de suas necessidades específicas. Haverá uma polarização no mercado, que se dividirá entre os grandes conglomerados globais e as instituições especializadas em nichos de mercado. Com isso, a tendência é de que as parcerias aumentem na mesma proporção que a competição, em um fenômeno chamado de "coopetição".

Conforme o estudo, será fundamental encontrar novas formas de gestão da força de trabalho no que se refere a performance, remuneração e capacitação. Também deverá aumentar a necessidade de segurança, privacidade e conformidade com padrões regulatórios cada vez mais exigentes, além de maior integração entre os diversos processos de negócio, sistemas e infra-estrutura.

A pesquisa revela ainda que a combinação do avanço tecnológico com modelos de negócio inovadores vai melhorar a eficácia e a diferenciação das empresas. De acordo com o líder do setor de Finanças da IBM Global Business Services para a América Latina, Tonny Martins, o estudo aponta caminhos para que as instituições financeiras se tornem ainda mais competitivas nod próximos 10 anos. "Em 2015, viveremos em um mercado cada vez mais voltado ao cliente, dominado por mega bancos globais e densamente populado por provedores especializados em serviços financeiros. A competição e a regulamentação se intensificarão, e as inovações tecnológicas e nos modelos de negócios reformularão as estruturas bancárias e não bancárias."

Para a IBM, quatro questões serão estratégicas nesse novo cenário: mudança nos modelos de negócios, crescimento direcionado, com maximização da eficácia operacional e parcerias com provedores especializados, novas formas de terceirização da força de trabalho e infra-estrutura adequada, com investimentos em TI.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

TikTok segue indisponível nas lojas de aplicativo dos EUA mesmo após liberação de Trump

A curiosa bateria nuclear chinesa que tem o tamanho de uma moeda e pode durar 50 anos

Para trazer mamute extinto de volta, startup recebe US$ 200 milhões em investimento

Brasil questiona mudanças na moderação de conteúdo da Meta em audiência pública com big techs