Tecnologia

Pesquisa revela os aplicativos de mensagens mais utilizados no Brasil

Dominante, o WhatsApp cresceu no último ano e já é utilizado em 98% dos smartphones brasileiros

WhatsApp: aplicativo de mensagens foi comprado pelo Facebook em 2014 por 22 bilhões de dólares (Reprodução/Getty Images)

WhatsApp: aplicativo de mensagens foi comprado pelo Facebook em 2014 por 22 bilhões de dólares (Reprodução/Getty Images)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 4 de setembro de 2019 às 09h00.

Última atualização em 4 de setembro de 2019 às 09h00.

São Paulo – Uma pesquisa realizada pelo Mobile Time em parceria com a Opinion Box e a Infobip apontou o crescimento dos aplicativos de mensagens no Brasil. Os resultados mostram que o WhatsApp é utilizado por 98% dos respondentes, 1% a mais do que o registrado no ano passado.

A análise mostra que apesar do mensageiro ser de longe o preferido, o internauta brasileiro não abriu mão de utilizar outras plataformas. O Messenger, por exemplo, aumentou seu uso de 73% para 79%. Já o Instagram, que tem um chat embutido no aplicativo de fotos, está instalado em 72% dos smartphones do País. Na lanterna está o Telegram. O aplicativo russo tem 19% de adeptos.

No quesito frequência, a liderança também é do WhatsApp. O app conta com um percentual de 92% de usuários que afirmam utilizar a plataforma diariamente. O Instagram aparece na segunda posição com 66%.

Fim do SMS?

Com qual frequência você envia mensagens de texto pelo smartphone? Para mais da metade dos questionados na pesquisa, a resposta desta pergunta foi nunca ou quase nunca. Além disso, 83% dos entrevistados afirmou que seria preferível receber essas notificações por um aplicativo de mensagens. Em números, a extinção do SMS parecia provável. Mas não é bem assim.

De acordo com Marcelo Ramos, gerente geral da Infobip para América Latina, o que atrapalha os aplicativos nesta batalha ainda é o custo para as empresas. "Essa migração só não ocorreu ainda porque o modelo de negócios do WhatsApp cobra dez vezes mais por mensagem do que o valor praticado pelas operadoras para o SMS."

Acompanhe tudo sobre:AppsFacebook MessengerTelegramWhatsApp

Mais de Tecnologia

Meta lança aplicativo de edição de vídeo em meio a banimento do CapCut

Líderes de tecnologia acompanharam Trump em culto antes da posse presidencial

Meta pode sair ganhando com proibição do TikTok nos EUA

Cabos submarinos danificados na Europa foram resultado de acidentes, e não de sabotagem russa