Tecnologia

Pesquisa mostra supremacia do Android frente ao iOS

Um recorde de 92,1% dos 217 milhões de smartphones vendidos no quarto trimestre funcionam com Android ou com o sistema operacional da Apple, o iOS


	Android: no total de 2012, a parcela de mercado de Android foi de 68,4% e a da Apple, de 19,4%
 (Josep Lago/AFP)

Android: no total de 2012, a parcela de mercado de Android foi de 68,4% e a da Apple, de 19,4% (Josep Lago/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2013 às 17h49.

Nova York - O Android, sistema operacional móvel da Google, domina o mercado mundial de smartphones, onde constitui um "duopólio" com o software da Apple, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira pela empresa Strategy Analytics.

Um recorde de 92,1% dos 217 milhões de smartphones vendidos no quarto trimestre funcionam com Android ou com o sistema operacional da Apple, o iOS, considerou a empresa.

"A indústria dos smartphones em todo o mundo se transformou de fato em um duopólio, já que a demanda dos consumidores se polarizou em torno dos modelos de consumo massivo do Android e dos designs premium da Apple", disse Scott Bicheno, analista da Strategy Analytics.

O Android registra o maior crescimento: o software, utilizado por vários fabricantes de telefones, dos quais a Samsung lidera o mercado, viu quase duplicar em um ano o número de aparelhos que o empregam, passando de 80,6 a 152,1 milhões de unidades vendidas, elevando sua parcela de mercado a 70,1%.

No mesmo período, o iPhone da Apple viu suas vendas passarem de 37 a 47,8 milhões de unidades, o que representa uma parcela de mercado de 22% no quarto trimestre.


No total de 2012, a parcela de mercado de Android foi de 68,4% e a da Apple, de 19,4%.

"O Android é claramente o líder indiscutível em volume do setor dos smartphones neste momento", disse o diretor executivo de Strategy Analytics, Neil Mawston.

"O desafio do Android para 2013 será defender sua liderança, não só frente à Apple, como também frente a uma onda emergente de competidores sedentos, que inclui a Microsoft, Blackberry, Firefox e Tizen".

A Microsoft redesenhou seu sistema operacional Windows com a esperança de se lançar novamente no mercado de telefonia móvel.

Já o Research in Motion (RIM), o fabricante canadense do Blackberry, arrisca sua sobrevivência com uma nova gama de telefones e um novo sistema operacional que será lançado esta semana.

A Fundação Mozilla anunciou na semana passada dois smartphones projetados para permitir aos desenvolvedores testar seu novo sistema operacional móvel o Firefox OS.

Além disso, o Y Tizen, um projeto baseado no software de código aberto Linux, está sendo desenvolvido por vários grupos eletrônicos e operadoras de telecomunicações.

Acompanhe tudo sobre:AndroidGoogleSmartphonesIndústria eletroeletrônicaiOS

Mais de Tecnologia

Adobe compra plataforma de marketing digital Semrush por US$ 1,9 bilhão

Cão-robô da Boston Dynamics já atua em mais de 60 forças policiais no mundo

China busca autossuficiência em tecnologia com Huawei no centro

Europa enfrenta entraves para ampliar produção de chips com apoio da TSMC