Argus 2 (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 2 de julho de 2015 às 09h21.
Um estudo de três anos certificou a segurança e a eficácia de um dispositivo eletrônico que devolve parcialmente a visão a pacientes afetados por retinite pigmentosa, uma doença degenerativa que pode causar cegueira. Os testes foram realizados com 30 pacientes em 10 centros médicos dos Estados Unidos e da Europa.
Chamado Argus II, esse implante biônico já é vendido nos Estados Unidos desde 2013 e se baseia em um conjunto de tecnologias que operam juntas. Primeiro, uma câmera instalada nos óculos do paciente cuida da captação das imagens. Depois, elas são enviadas a uma unidade especial de processamento, que as converte e as envia a um terceiro aparelho, implantado na retina do usuário.
A retinite pigmentosa é uma doença hereditária, que provoca graves disfunções visuais e pode levar à cegueira. Nos testes, 89% dos pacientes disseram ter conseguido visualizar imagens "fortes" ao utilizar a tecnologia.
O preço da unidade do implante ainda é bem alto, cerca de 100 mil dólares. Mas os testes com a tecnologia continuarão, e com o avanço da técnica, esse valor pode baixar a níveis acessíveis.
Fonte: Ophthalmology