Tecnologia

Pequim se afasta de caso Snowden e defende relações com os EUA

Pequim - O governo da China se desvinculou nesta segunda-feira da fuga de Hong Kong do ex-técnico da CIA Edward Snowden, acusado de espionagem nos Estados Unidos,...

snowden (Getty Images)

snowden (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

Pequim - O governo da China se desvinculou nesta segunda-feira da fuga de Hong Kong do ex-técnico da CIA Edward Snowden, acusado de espionagem nos Estados Unidos, e defendeu um desenvolvimento "saudável e estável" das relações bilaterais entre os dois países.

A China está disposta a realizar esforços consideráveis com os EUA para construir um novo tipo de relações entre as duas nações, afirmou hoje a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, em sua entrevista coletiva diária.

Hua não se manifestou sobre a decisão do governo de Hong Kong de permitir a saída de Snowden e disse que Pequim "sempre respeita" as decisões das autoridades da ilha de acordo com a lei.

Diante da "decepção" dos Estados Unidos com a ex-colônia britânica -agora sob soberania chinesa- após a fuga de Snowden, Hua argumentou que "um desenvolvimento estável das relações entre China e Estados Unidos serve aos interesses fundamentais de ambos os países e ambos os povos".

Sobre as revelações de que os EUA estão há anos espionando vários alvos chineses, a porta-voz reiterou que as autoridades de seu país estão "gravemente preocupadas" e que o departamento encarregado "estudará o incidente" em questão. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaEdward SnowdenEspionagemEstados Unidos (EUA)INFOPaíses ricos

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony