EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 23 de abril de 2010 às 17h59.
São Paulo - Levantamento feito pela Microsoft aponta que pequenas e médias empresas (PMEs) de todo o mundo deverão aumentar os investimentos em tecnologia em 16% neste ano. O estudo foi realizado em fevereiro pela Microsoft Smal Business Specialist Partners, que trabalha com mais de 500 empresas parceiras no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Índia.
De acordo com a Microsoft, 69% dos parceiros entrevistados indicaram intenção de aumentar os investimentos em tecnologia em 2010. O estudo mostra ainda que as PMEs pretendem investir prioritariamente na consolidação de TI, software como serviço, gestão de relacionamento com o consumidor e soluções de suporte a funcionários remotos. No Brasil, o índice foi ainda maior que a média global, com 79% dos parceiros apontando o crescimento.
"As pequenas e médias empresas mais competitivas estão investindo em TI não só para proteger e fortalecer os seus negócios, mas para prepará-los para o atual momento econômico de crescimento. Os investimentos em tecnologia beneficiam as PMEs com redução de custos operacionais, melhoria de produtividade e retenção de clientes", declarou Ana Claudia Plihal, gerente Comercial de Pequenas Médias Empresas e Distribuição da Microsoft Brasil, em nota.
De acordo com a Microsoft, a maioria das pequenas e médias empresas não dispõe de um profissional de TI interno e depende da consultoria de terceiros para avaliar, implementar e manter soluções adequadas na área de tecnologia.
O levantamento mostrou que 41% das PMEs vêem a virtualização de servidores ou a consolidação de TI como as melhores tecnologias de redução de custos. Entre os parceiros brasileiros, o índice ficou em 30%. Além disso, 74% das empresas de TI que atendem pequenas e médias empresas acreditam que seus clientes terão mais funcionários remotos. Em 2009, o percentual era de 54%.
Conforme outra pesquisa, do instituto de pesquisas Gartner, PMEs deverão gastar em 2010 cerca de US$ 800 bilhões em TI em todo o mundo. Ainda de acordo com o Gartner, 44% dos investimentos no mercado de tecnologia são provenientes do segmento de PMEs.