Tecnologia

Pequenas e médias empresas investirão 16% a mais em tecnologia em 2010

Estimativa é de estudo realizado em fevereiro pela Microsoft no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Índia

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de abril de 2010 às 17h59.

São Paulo - Levantamento feito pela Microsoft aponta que pequenas e médias empresas (PMEs) de todo o mundo deverão aumentar os investimentos em tecnologia em 16% neste ano. O estudo foi realizado em fevereiro pela Microsoft Smal Business Specialist Partners, que trabalha com mais de 500 empresas parceiras no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Índia.

De acordo com a Microsoft, 69% dos parceiros entrevistados indicaram intenção de aumentar os investimentos em tecnologia em 2010. O estudo mostra ainda que as PMEs pretendem investir prioritariamente na consolidação de TI, software como serviço, gestão de relacionamento com o consumidor e soluções de suporte a funcionários remotos. No Brasil, o índice foi ainda maior que a média global, com 79% dos parceiros apontando o crescimento.

"As pequenas e médias empresas mais competitivas estão investindo em TI não só para proteger e fortalecer os seus negócios, mas para prepará-los para o atual momento econômico de crescimento. Os investimentos em tecnologia beneficiam as PMEs com redução de custos operacionais, melhoria de produtividade e retenção de clientes", declarou Ana Claudia Plihal, gerente Comercial de Pequenas Médias Empresas e Distribuição da Microsoft Brasil, em nota.

De acordo com a Microsoft, a maioria das pequenas e médias empresas não dispõe de um profissional de TI interno e depende da consultoria de terceiros para avaliar, implementar e manter soluções adequadas na área de tecnologia.

O levantamento mostrou que 41% das PMEs vêem a virtualização de servidores ou a consolidação de TI como as melhores tecnologias de redução de custos. Entre os parceiros brasileiros, o índice ficou em 30%. Além disso, 74% das empresas de TI que atendem pequenas e médias empresas acreditam que seus clientes terão mais funcionários remotos. Em 2009, o percentual era de 54%.

Conforme outra pesquisa, do instituto de pesquisas Gartner, PMEs deverão gastar em 2010 cerca de US$ 800 bilhões em TI em todo o mundo. Ainda de acordo com o Gartner, 44% dos investimentos no mercado de tecnologia são provenientes do segmento de PMEs.
 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftPequenas empresasTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Reddit quer ser 'mais brasileiro' e ao estilo Orkut, mas com IA e Wall Street na bagagem

Como prever o consumo? A resposta será revelada no Scanntech (In) Motion 2025

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados