Da Redação
Publicado em 24 de setembro de 2013 às 10h00.
Uma peça vital para a segurança dos poços de petróleo começou a ser produzida este ano no Brasil pela fábrica da GE Oil & Gas, em Jandira (SP). São os selos que fazem a vedação dos sistemas de cabeça de poço, equipamento colocado entre a parte interna e externa do reservatório, ajudando a controlar a pressão do petróleo extraído da terra ou do fundo do mar.
“Nossas cabeças de poço são reconhecidas mundialmente pela confiabilidade de seus selos, um componente sofisticado que requer elevada precisão de fabricação. Eles garantem que não haverá vazamento na extração de petróleo e gás”, afirma Fernando Martins, líder regional de Subsea Systems da GE Oil & Gas.
Até o ano passado, somente a fábrica da GE em Houston, nos Estados Unidos, fabricava esse componente. Agora, ele também será feito no Brasil. Além de atender o mercado nacional, aumentando o conteúdo local das cabeças de poço da GE – fator crucial para a competitividade no país –, a empresa planeja iniciar a exportação dos selos em 2014. “Com isso, vamos nos inserir na cadeia global de suprimentos da GE”, diz Martins. A fábrica de Jandira terá capacidade para produzir 500 peças por ano, um terço do que é produzido em Houston.
Pioneira em lançar selos com vedação metal-metal, que garantem que mais de 98% das peças vedem na primeira instalação, a GE Oil & Gas é líder no país no fornecimento de cabeças de poço. Nos últimos 30 anos, a empresa produziu e instalou quase 2 000 desses sistemas, que, juntos, ajudam a bombear até 1 milhão de barris de petróleo por dia – mais da metade do que o país consome de petróleo diariamente. As principais companhias do setor, entre elas Petrobras, Repsol, BP e Chevron, utilizam as cabeças de poço da GE.