EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h34.
SÃO PAULO - A marca Compaq prevalece na área de PCs de mesa e notebooks dentro da extensa linha de produtos da nova HP Brasil. Ainda dentro da linha de consumo pessoal, o iPaq será o PDA comercializado por aqui pela empresa, só que agora agregando funcionalidades do Jornada e sob uma nova marca: HP iPaq.
A marca Compaq vai estampar os PCs e notebooks tanto domésticos quanto corporativos - nesta segunda área, aliás, a linha Vectra (da HP) deixará de existir nos próximos 9 a 12 meses, mas sua tecnologia será "cedida" à linha EVO, originalmente da Compaq, conforme explicou o novo diretor da área, Rodolpho Cardenuto.
Como, em PCs domésticos, a antiga HP nunca teve presença por aqui, então nada muda neste mercado. O mesmo vale para os notebooks domésticos. Os notebooks corporativos da HP continuam a existir, esclareceu Cardenuto, mas também sob a marca Compaq.
A Compaq também tinha por aqui uma presença mais expressiva em handhelds, mas o nome do produto - iPaq - era ainda mais forte. Por isso, os PDAs da empresa passam a se chamar HP iPaq Pocket PC, e funcionalidades e a tecnologia do Jornada serão integradas ao produto.
A empresa ainda mantém sua marca nas estações de trabalho Windows NT. Já sob a marca HP ficam os servidores, as redes domésticas, os produtos para clientes de pequeno porte - o ThinkPad da Compaq, por exemplo, passa a se chamar HP ThinkPad - e, obviamente, as impressoras.
De acordo com Cardenuto, a orientação da divisão de sistemas pessoais da nova HP (composto por todos os produtos acima, com exceção das impressoras, que estão no Grupo de Imagem e Impressão) é "computação pessoal em toda parte, para todo mundo". No país, segundo dados de 2001 do IDC divulgados pela empresa, a HP+Compaq tem 9,9% do mercado de PCs; 29% do mercado de notebooks e 35,3% do mercado de handhelds e agendas pessoais.