Inovação

Patente sugere que Samsung está interessada em smartphones transparentes

No fim de agosto, a fabricante sul-coreana registrou uma patente para o uso de telas que utilizam esta tecnologia

A Samsung registrou patente para o uso de tecnologia que permite telas transparentes em smartphones (Andrew Kelly/Reuters)

A Samsung registrou patente para o uso de tecnologia que permite telas transparentes em smartphones (Andrew Kelly/Reuters)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 8 de setembro de 2020 às 14h36.

A Samsung pode apostar em smartphones transparentes em um futuro não tão distante. No fim de agosto, a fabricante sul-coreana teve uma patente registrada para o uso da tecnologia que pode fazer com que os novos dispositivos tenham design totalmente diferente dos aparelhos atuais.

A patente da Samsung foi registrada em janeiro deste ano junto ao Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos (Uspto) e ao Escritório Mundial de Propriedade Intelectual (Wipo). A publicação do registro ocorreu somente no dia 27 de agosto.

De acordo com os documentos registrados, a tecnologia é baseada na utilização de um display OLED equipada com um painel de exibição luminoso transparente. O uso desses componentes permite que o conteúdo possa ser exibido na tela do aparelho, mesmo que ela seja transparente e não espelhada.

Outro ponto descrito na patente é que a tela utilizada para tornar o smartphone transparente também pode ser flexível, algo que já está sendo explorado por diferentes fabricantes de celulares. A Samsung, inclusive, já lançou alguns smartphones dobráveis, como o Galaxy Z Fold, por exemplo.

Com base nos detalhes da patente, o site LetsGoDigital, em colaboração com o designer Giuseppe Spinelli, criou uma série de modelos renderizados que mostram um pouco do que a Samsung pensa para seus próximos aparelhos. As imagens desta reportagem são apenas parte de um conceito especulativo.

Designer renderizou um modelo de smartphone com tela transparente de acordo com a patente registrada pela Samsung (Giuseppe Spinelli/LetsGoDigital/Reprodução)

A Samsung ainda não manifestou qualquer intenção recente de produzir um smartphone transparente. Em 2015, a companhia chegou a apresentar um conceito de tela transparente em um evento de tecnologia. Mas foi só. É importante destacar que muitas empresas registram patentes de novas tecnologias apenas para impedir que concorrentes diretas utilizem essas inovações em seus produtos.

Acompanhe tudo sobre:CelularesPatentesSamsungSmartphones

Mais de Inovação

WhatsApp traz recurso para personalizar balões de conversa e papéis de parede

Instagram testa botão de dislike para comentários

Governo Trump quer mudar critérios de subsídios criados por Biden para empresas de chip

Shein deve adiar IPO após Trump acabar com isenção para pacotes da China