Tecnologia

Partido alemão torce para que Edward Snowden ganhe prêmio Nobel da Paz

Partido alemão torce para que Edward Snowden ganhe prêmio Nobel da Paz

snowden

snowden

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2014 às 10h46.

 O líder do partido alemão A Esquerda (Die Linke), Gregor Gysis, indicou nesta sexta-feira o ex-analista da Cia Edward Snowden para o prêmio Nobel da Paz 2014 por sua "dedicação e compromisso com os direitos humanos" ao revelar as práticas da espionagem em massa dos Estados Unidos.

No mesmo dia em que o secretário de Estado americano, John Kerry, visita a capital alemã, Gysis explicou em comunicado que Snowden, que obteve asilo temporário na Rússia, merece "agradecimento e respeito por revelar as práticas ilegais e criminosas da Agência de Segurança Nacional americano (NSA)".

Segundo sua opinião, graças às revelações de Snowden, os cidadãos americanos souberam da vigilância generalizada e em massa de seu Governo, o que encorajou o povo a se rebelar contra ela.

"A entrega deste prêmio teria para o ex-analista um efeito positivo em sua segurança pessoal", sentenciou o líder do principal partido da oposição na Alemanha.

Esta indicação se soma a de dois deputados do Partido da Esquerda Socialista norueguês, que destacaram a contribuição de Snowden a um ordem mundial "mais pacífica e estável".

De acordo com o testamento do magnata sueco Alfred Nobel, podem ser designados candidatos ao prêmio da Paz, o único que não se outorga nem entrega em Estocolmo, catedráticos de Universidade em Direito ou Ciências Políticas, parlamentares ou antigos laureados.

O ganhador do prêmio da Paz em 2013 foi a Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ), distinta por seus "amplos esforços" para eliminar esses arsenais, um trabalho que ganhou visibilidade com a crise síria

Acompanhe tudo sobre:INFOseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não