Tecnologia

Parte do site WikiLeaks está hospedada em servidor francês

Uma fonte francesa próxima ao WikiLeaks confirmou a validade do rastreamento, embora tenha dito que o alojamento será apenas provisório

Página inicial do WikiLeaks: site foi removido pelo Amazon (Joe Raedle/Getty Images)

Página inicial do WikiLeaks: site foi removido pelo Amazon (Joe Raedle/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2010 às 22h17.

Paris - O site de divulgação de documentos secretos WikiLeaks, que foi 'expulso' na quarta-feira do servidor americano Amazon, encontrou refúgio, ao menos em parte, no servidor francês OVH, confirmou uma fonte próxima à página.

Segundo se constatou esta quinta-feira por um rastreamento do endereço IP, este remonta ao OVH em pelo menos parte dos conteúdos do WikiLeaks. O restante continua hospedado na Suécia.

Uma fonte francesa próxima ao WikiLeaks confirmou a validade do rastreamento, embora tenha dito que o alojamento será apenas provisório.

"Há vários dias que, devido aos ataques informáticos sofridos, o WikiLeaks muda de país e de servidor regularmente, assim não há certeza de que amanhã não se hospede em outro país", explicou a fonte.

O OVH, com sede em Roubaix (norte), é apresentado pelos sites especializados como uma das maiores empresas de servidores da França.

Contatada pela AFP, a empresa se negou a comentar a informação.

O site WikiLeaks iniciou, no domingo, a divulgação de 250 mil documentos trocados por diplomatas americanos, provocando a indignação de Washington e manifestações de incômodo de vários governos.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasComércioEmpresas de internetAmazonEmpresas americanaslojas-onlinePaíses ricosEstados Unidos (EUA)WikiLeaks

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite