Tecnologia

Paranoico? Mark Zuckerberg cobre a câmera de seu notebook

Em uma foto para comemorar o número de usuários do Instagram, Mark Zuckerberg aparece com seu notebook com a câmara tampada. Por que ele pode fazer isso?

Mark Zuckerberg: CEO do Facebook usa fitas adesivas para bloquear câmera e microfone (Reprodução/Facebook)

Mark Zuckerberg: CEO do Facebook usa fitas adesivas para bloquear câmera e microfone (Reprodução/Facebook)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 22 de junho de 2016 às 15h12.

São Paulo – O Instagram anunciou ontem que atingiu a marca de 500 milhões de usuários. Para comemorar, Mark Zuckerberg, CEO e cofundador do Facebook (que é a empresa dona do Instagram) publicou uma foto especial, que é a que está abrindo este texto.

O que alguns observadores atentos perceberam é que Zuckerberg faz parte do grupo de pessoas que usa uma fita adesiva para tampar a câmera de seu notebook.  Além disso, também é possível ver um pedacinho de fita bloqueando o microfone lateral do MacBook.

Como ressalta o site Gizmodo, essa é muito possivelmente a mesa de Zuckerberg e aquele o seu notebook de trabalho. Ele já transmitiu um Facebook Live dessa mesma mesa—o que diminui as chances de que seja apenas uma coincidência.

Veja abaixo uma imagem mostrando o notebook mais de perto. As marcas mostram onde estão as fitas adesivas no notebook de Mark Zuckerberg.

(Reprodução/Facebook)

Zuckerberg não é único com esse hábito curioso. Em abril deste ano, um diretor do FBI afirmou em entrevista que faz o mesmo. Ele disse que passou a fazer isso depois que viu “alguém mais inteligente” do que ele bloquear a câmera com fita.

Essa preocupação faz sentido. Uma pesquisa de 2013 mostrou que era possível acessar e ligar uma câmera de um MacBook sem que a luz de alerta fosse acessar.

Outro estudo, do Kaspersky Lab, de 2012 revelou uma ferramenta que faz trabalho parecido. As estimativas da empresa de segurança é que essa ferramenta estivesse sendo usada desde 2007.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInstagramInternetmark-zuckerbergPersonalidadesRedes sociais

Mais de Tecnologia

Como Bloo, o YouTuber virtual, virou fenômeno global com ajuda da inteligência artificial

Site da Centauro, do grupo SBF, passa por falha de segurança

Meta apoia proposta europeia de "maioridade digital", desde que para todos os serviços online

Depois de dois anos, vendas de iPhones na China voltam a crescer e sobem 8% no segundo semestre