Tecnologia

Para minimizar queixas, TIM amplia rede de transmissão

Iniciativa faz parte do compromisso da operadora com a ampliação da sua capacidade de rede e alega que em 2012 investiu 500 milhões em projetos de fibra ótica no Brasil


	Cabos de fibra ótica:  Foram criadas duas novas rotas de fibra ótica. O trecho Belém-Brasília, recém-ativado, conta com 2,5 mil km de fibras
 (ANDRE VALENTIM)

Cabos de fibra ótica:  Foram criadas duas novas rotas de fibra ótica. O trecho Belém-Brasília, recém-ativado, conta com 2,5 mil km de fibras (ANDRE VALENTIM)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2013 às 14h25.

São Paulo - Em meio a sucessivas críticas de usuários por conta da má qualidade dos serviços, a TIM informou já ter reforçado sua rede de transmissão, responsável pelo transporte de voz, dados e sinais.

Segundo a empresa, a iniciativa faz parte do compromisso da operadora com a ampliação da sua capacidade de rede e alega que em 2012 investiu 500 milhões em projetos de fibra ótica no Brasil. Foram criadas duas novas rotas de fibra ótica. O trecho Belém-Brasília, recém-ativado, conta com 2,5 mil km de fibras e passa pelo Maranhão, Pará, Tocantins e Goiás.

Outra iniciativa da empresa em fase de construção é a rota Belém-Manaus, que faz parte do consórcio LT Amazonas para o lançamento de cabos via torres de linhas de transmissão e subestações de energia ao longo de 27 municípios nos estados do Amazonas, Pará e Amapá. De acordo com a TIM, o novo trecho será ativado no início do segundo semestre de 2013.

Há também em andamento a modernização do backbone entre Belo Horizonte e Salvador. Neste projeto, a TIM instalou a primeira rede WDM 100G da América Latina para aumentar em 50% a capacidade instalada de tráfego de voz e dados, além de multiplicar a capacidade de ampliação do sistema em 16 vezes. Até então os canais não passavam de 40G. O projeto será expandido para outros trechos durante 2013.

Acompanhe tudo sobre:3GConsumidoresEmpresasEmpresas abertasEmpresas italianasOperadoras de celularServiçosTelecomunicaçõesTIM

Mais de Tecnologia

Como Bloo, o YouTuber virtual, virou fenômeno global com ajuda da inteligência artificial

Site da Centauro, do grupo SBF, passa por falha de segurança

Meta apoia proposta europeia de "maioridade digital", desde que para todos os serviços online

Depois de dois anos, vendas de iPhones na China voltam a crescer e sobem 8% no segundo semestre