Tecnologia

Para impressionar amigos (e inimigos) no CorelDraw

15 dicas para ganhar tempo e produzir ilustrações mais criativas com o aplicativo da Corel

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h19.

A riqueza de recursos do CorelDraw já é bastante conhecida. O aplicativo ganhou o prêmio INFO como o melhor programa gráfico por vários anos consecutivos. Em 2001, ficou com 60% dos votos. Num software com tantos comandos e ferramentas, é comum alguém perder várias horas para descobrir como fazer uma tarefa qualquer. INFO preparou esta coleção de dicas para quem quer explorar melhor os recursos criativos do CorelDraw e ganhar agilidade ao trabalhar com ele. As dicas foram testadas no CorelDraw 10, mas muitas delas funcionam também com as versões anteriores.

1 - Botões na web
Botões sensíveis à passagem do mouse (rollover) podem dar um toque elegante a uma página da web. Um botão assim é formado por três imagens, uma para o estado normal, outra para quando o cursor está sobre ele e uma terceira que é exibida quando se clica nele. Para criar o botão, precisamos gerar essas imagens e mais o script que controla sua exibição no browser. O CorelDraw tem alguns comandos que facilitam essa tarefa. Para ver como eles funcionam, desenhe o formato básico do botão, selecione-o e clique em Effects/Rollover/Create Rollover. O CorelDraw transforma a figura num objeto do tipo Rollover e abre a barra de ferramentas Internet. Nela, clique no botão Edit Rollover. Edite cada um dos três estados do botão para que fique com a aparência desejada. Para alternar entre os estados, use o menu na barra de ferramentas. No campo URL, digite a URL a ser ativada pelo botão. Para ver o resultado, clique no botão Finish Editing Rollover e, em seguida, em Live Preview of Rollovers. Se estiver tudo certo, clique no botão Publish to Web, escolha as opções adequadas e clique em OK. O CorelDraw vai salvar as três imagens e mais o código JavaScript embutido num arquivo HTML.

2 - Mistura 3D
O comando de mistura de objetos (Blend) também pode ser usado em desenhos com aspecto tridimensional. Para ver um exemplo de como isso é feito, comece desenhando dois círculos de tamanhos diferentes. Preencha-os com um gradiente radial, deslocando o centro em 30%. Devem ficar com a aparência de esferas. Desenhe, então, a linha que servirá de guia para mesclar os objetos. Ative a ferramenta de mescla (Interactive Blend Tool). Clique numa das esferas e arraste o mouse até a outra para mesclá-las. Na barra de propriedades, clique no botão Path Properties e escolha New Path. Clique, então, sobre a linha em que deseja posicionar as esferas. Ainda na barra de propriedades, clique no botão Miscellaneous Blend Options e escolha Blend Along Full Path. Na mesma barra, ajuste o número de passos para um preenchimento adequado. Se for necessário, você pode alterar, com o mouse, o tamanho da primeira e da última esfera para que se encaixem melhor. Também pode movimentar os quadrados brancos que aparecem no desenho para fazer ajustes adicionais. No final, selecione a linha que serviu de orientação para a mescla e tecle Ctrl + Page Down para escondê-la sob o desenho.

3 - Sombra j
Um recurso que foi aperfeiçoado no CorelDraw 10 é o de produção de sombras. Um controle de atenuação introduzido nessa versão permite criar sombras mais realistas. Para usá-lo, comece desenhando um objeto qualquer. Ative a ferramenta interativa de sombra (Interactive Drop Shadow) e arraste-a do objeto para fora dele para gerar uma sombra. Na barra de propriedades, ajuste os controles Feathering e Fade para obter a atenuação desejada. Às vezes, ao acrescentar sombra a um objeto tridimensional, pode-se conseguir um formato mais bem definido usando apenas a face frontal como base. Nesse caso, a sombra pode resultar sobreposta a um dos lados. Para corrigir isso, selecione o objeto, clique com o botão direito e escolha a opção Break Drop Shadow Group Apart. Depois, selecione apenas a sombra e envie-a para baixo do objeto teclando Ctrl + Page Down.

4 - Sua mídia
A ferramenta de mídia artística é muito prática para traçar curvas decorativas complexas. Mas não é preciso limitar-se aos gráficos já existentes no painel Artistic Media. Vamos ver como personalizar esse painel incluindo um novo gráfico nele. Insira o CD número 2 do CorelDraw 10 no drive e clique em Window/Dockers/Scrap Book/Browse. No painel, abra o CD e vá navegando pelas pastas de clipart até chegar àquela que contém a figura que você deseja usar. Arraste essa figura para a área de desenho. Selecione-a e, com o mouse, reduza-a até que fique bem pequena. Abra o painel Artistic Media (Window/Dockers/Artistic Media) e arraste a figura até ele. Ela deve ser solta sobre um dos efeitos de pincel (curvas pretas) que aparecem no início da lista. Se você arrastar a figura para uma das fileiras de objetos no final da lista, ela vai ser acrescentada a essa mesma fileira, sem criar uma nova. Soltando a figura sobre o efeito de pincel, o CorelDraw pergunta que efeito você quer criar. Escolha Object Sprayer e clique em OK. Dê um nome para esse gráfico e salve-o. Na barra de ferramentas, mantenha o mouse pressionado sobre o botão de desenho à mão livre e escolha Artistic Media. No menu da barra de propriedades, selecione a figura que você acabou de incluir. Trace uma curva qualquer e veja o resultado.

5 - Retângulo
Para criar um retângulo com as mesmas dimensões da página, basta dar um duplo clique sobre o botão que ativa a ferramenta de retângulos.

6 - Alto relevo
Um efeito com aparência de alto relevo pode ser produzido sobrepondo-se três imagens no CorelDraw. Comece criando um retângulo com a cor de fundo desejada e um letreiro em texto artístico. Para melhores resultados, escolha uma fonte com letras pesadas ou formate o texto em negrito. Selecione o letreiro e pressione Ctrl+D duas vezes para produzir cópias. Você deverá ter três objetos com o mesmo texto. Para eliminar as bordas das letras, selecione os objetos e clique com o botão direito no quadradinho com um X na palheta de cores. Arraste um dos objetos de texto para dentro do retângulo e altere sua cor de preenchimento para branco clicando com o botão esquerdo na palheta de cores. Mude as cores dos outros dois objetos de texto para preto e para a cor de fundo do retângulo, respectivamente. Arrastando com o mouse, posicione os três objetos um sobre o outro, deixando aquele que tem a cor de fundo do retângulo por cima, de modo que fique visível apenas uma fina borda dos demais.

7 - Seleção total
Em vez de usar o comando Edit/Select All para selecionar todos os objetos, você pode seguir um caminho mais rápido. Basta dar um duplo clique sobre o botão que ativa a ferramenta de seleção (Pick Tool), ou teclar Ctrl+A.

8 - Toque na tinta
Se você precisar alterar ligeiramente uma cor - para que fique mais escura ou mais avermelhada, por exemplo - pode fazer isso misturando outras cores a ela. Primeiro, selecione o objeto cuja cor você quer alterar. Depois, mantendo a tecla Ctrl pressionada, clique num dos tons exibidos na palheta de cores para adicionar uma pequena quantidade desse tom ao objeto. Essa técnica também funciona para alterar a cor da borda de um objeto. Mas, neste caso, deve-se clicar no tom modificador com o botão direito do mouse.

9 - Efeito neon
Um letreiro com um aspecto de luz neon pode dar um toque especial a um documento ou página da web. Siga estes passos para criar esse efeito:

1 - Ative a ferramenta de texto, clique na área de desenho, digite o texto e selecione-o. Na barra de propriedades, ajuste o tamanho das letras para 40 pontos e, clicando no botão de alinhamento horizontal, escolha a opção Centralizado.

2 - Clique na ferramenta de bordas (Outline) e escolha um contorno de 16 pontos. Tecle F12 para abrir o painel de ajustes. Na seção Corners, assinale a opção de cantos arredondados e clique em OK. Na palheta de cores, com o botão esquerdo do mouse, clique no quadradinho com um X e, com o direito, na cor branca. Assim, você estará especificando texto sem preenchimento e com borda branca. O texto ficará invisível.

3 - Tecle + para duplicar o texto selecionado. Clicando na ferramenta de bordas, escolha uma borda fina (hairline) para a duplicata. Na palheta, clique em branco com o botão esquerdo e em vermelho com o direito. O texto deve reaparecer na tela com preenchimento branco e borda vermelha.

4 - Com o mouse, selecione os dois textos que estão sobrepostos. Clique em Effects/Blend para abrir o painel de mistura de objetos. No item Number of Steps, especifique 40. Clique Apply (ou tecle Enter). A imagem deve aparecer com o efeito neon. Você pode experimentar variar as cores e a espessura das bordas.

10 - Silhueta
Um efeito que também lembra luz neon, mas sem as bordas arredondadas obtidas na nota anterior, pode ser criado com a ferramenta interativa de silhueta do CorelDraw 10. Para começar, selecione o objeto em que deseja aplicar o efeito. É interessante escolher cores iguais para a borda e o preenchimento desse objeto. Para isso, clique com o botão esquerdo e depois com o direito sobre a mesma cor na palheta. Em seguida, clique no botão de ferramentas interativas e escolha a opção Interactive Contour. Arraste o mouse da borda para fora do objeto para gerar uma silhueta. Na barra de propriedades, especifique um intervalo de passo (offset) pequeno, como 0,5 mm, e um número de passos (steps) grande, como 40. Escolha uma cor diferente da que foi usada no objeto e aplique-a à borda e ao preenchimento do contorno. Esses ajustes vão resultar numa silhueta em gradiente. Ainda na barra de propriedades, clicando no botão Object and Color Acceleration, você pode variar o aspecto final.

11 - Cópias a jato
Cansado de usar os comandos Copy e Paste cada vez que é preciso copiar um objeto? Há alguns atalhos que agilizam essas operações. Para criar uma duplicata sobreposta ao original, selecione-o e pressione a tecla +. Para criar uma duplicata deslocada, pressione Ctrl+D. Para copiar um objeto com o mouse, arraste-o e, sem soltar o botão esquerdo, dê um clique com o botão direito.

12 - Letra elástica
Há uma maneira prática de produzir letreiros com formatos de letras exóticos. O truque é converter o texto em curva e manipulá-lo como se fosse uma figura geométrica. Para experimentar, clique no botão que ativa a ferramenta de texto e, em seguida, na área de desenho. Digite o texto, selecione-o e clique em Arrange/Convert to Curves. Quando selecionadas, as letras convertidas em curvas vão exibir uma série de pontos. Arrastando esses pontos com o mouse, é possível criar distorções bastante radicais.

13 - Uma por vez
Às vezes, é interessante manipular cada letra de um texto artístico individualmente. A maneira mais fácil de fazer isso é criar o texto normalmente e depois quebrá-lo. Para isso, selecione-o e ative o comando Arrange/Break Apart, ou tecle Ctrl+K. Cada letra passará a ser um objeto.

14 - Réguas
Para deslocar as réguas na janela do aplicativo, mantenha a tecla Shift pressionada e arraste-as com o mouse.

15 - Xi, errei
Você está traçando uma longa curva com a ferramenta de desenho à mão livre. A mão treme no final e a curva sai errada. Não é preciso desfazer a operação inteira e recomeçar do zero. Sem soltar o botão do mouse, pressione a tecla Shift e volte com o cursor pela curva traçada para apagar aquele trecho. Ainda mantendo o botão do mouse pressionado, solte a tecla Shift e refaça a parte apagada.

Veja outras dicas sobre aplicativos em www.uol.com.br/ info/aberto/dicas

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026

Uber e Volkswagen vão lançar robotáxis que dispensam motoristas