Tecnologia

Pandemia acelera digitalização, mas vagas em TI estão sobrando. Por quê?

Para formar jovens e profissionais em transição de carreira, escolas de tecnologia oferecem cursos de curta duração com tantas horas de estudo quanto uma graduação

Escola Ironhack: cursos para desenvolvedores e profissionais de segurança e big data (Ironhack/Divulgação)

Escola Ironhack: cursos para desenvolvedores e profissionais de segurança e big data (Ironhack/Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 5 de abril de 2021 às 12h17.

Última atualização em 5 de abril de 2021 às 12h19.

O mercado de tecnologia da informação deve criar 264 mil vagas em quatro anos, segundo dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom). Atualmente, a demanda é de 70 mil profissionais por ano, mas 25 mil vagas ficam ociosas. Ou seja, a conta não fecha. Tendências como a digitalização das empresas na pandemia, a lei que permite o desenvolvimento de tecnologias de internet das coisas e o leilão das frequências de internet 5G são temas que puxam o crescimento do setor de tecnologia da informação.

Para formar jovens e profissionais em transição de carreira, escolas de tecnologia oferecem cursos de curta duração com tantas horas de estudo quanto uma graduação. Para falar sobre o tema, o convidado do podcast EXAME Tech é Alexandre Tibechrani, gerente-geral da escola de programação Ironhack para a América.

"As empresas se movem muito mais rápido do que o modelo educacional consegue se mover hoje. Por isso, há um "gap" no mercado e os "bootcamps" vêm para preencher esse espaço. O mercado de trabalho é muito receptivo para isso. Temos o caso de um advogado que estava frustrado na profissão, fez o curso de tecnologia e hoje lidera uma equipe técnica voltada para esse mercado porque entende do negócio e da parte técnica", diz Tibechrani.

Para o executivo, as empresas têm aceitado cada vez mais profissionais especializados por meio de cursos intensivos. "Há dez anos, o Google pedia formação em universidades de ponta. Hoje, a seleção do Google é muito mais focada no portfólio de cada candidato e na história do aprendizado e dos problemas resolvidos com a tecnologia", afirma.

Ouça, a seguir, o EXAME Tech.

Podcast - Por que as vagas em TI estão sobrando? | EXAME TECH

 

Acompanhe tudo sobre:5Gempresas-de-tecnologiaInternetInternet das Coisas - IoTTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO