Tecnologia

Panasonic DMC-G5K

Avaliação do editor Maurício Moraes / Esta câmera inova por ser híbrida, com LCD sensível ao toque. Basta tocar na tela para focar. As imagens que ela produz têm boa definição e cores fiéis. Sua ergonomia é boa, mas a G5K é grande como uma reflex. Os controles são confusos e alguns têm dupla função, o que […]

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2012 às 06h10.

logo-infolab

Avaliação do editor Maurício Moraes / Esta câmera inova por ser híbrida, com LCD sensível ao toque. Basta tocar na tela para focar. As imagens que ela produz têm boa definição e cores fiéis. Sua ergonomia é boa, mas a G5K é grande como uma reflex. Os controles são confusos e alguns têm dupla função, o que dificula o uso. Parte dos menus está mal traduzida.

Avaliação de Giovana Penatti / Construída no padrão Micro Four Thirds, a câmera híbrida da Panasonic tem um CMOS de tamanho intermediário, garantindo uma boa qualidade das fotos. De fato, são ótimas: a DMC-G5K produz imagens que têm definição muito boa e excelente fidelidade de cores. Apesar disso, com 16,1 MP e grande sensibilidade de ISO, o resultado das imagens com ISOs elevados não é dos melhores. A partir do ISO 1.400 dá para notar ruídos nas fotos. No 800, a perda de detalhes é evidente e, em 1.600, ficam bastante comprometidos. Ainda assim, o ISO máximo é de 12.800.

Há uma série de tipos de cena, além de espaço para dois personalizados. A câmera também conta com efeitos especiais, como cor seletiva e aparência de pintura, que podem agradar alguns usuários, apesar de tornarem a câmera lenta. O modo automático não é muito confiável e pode haver superexposição em algumas situações.

Os vídeos gravados com a DMC-G5K mantêm a ótima qualidade de imagem das fotos. Ela oferece várias opções de taxa de quadros e de bits, com destaque para os vídeos gravados em 1080p a 60 FPS, que, além de Full HD, têm ótima fluidez nos movimentos. Também há suporte a AVCHD, compatível com Blu-ray.

Os controles e menus da câmera são bem confusos. Os botões e rodas tradicionais estão presentes, mas as posições deles podem tornar o uso atrapalhado. Por exemplo, o modo automático não está na roda de exposição, mas em um botão dedicado; os botões Fn se misturam com o controle do EVF com a trava de exposição e com o delete; e há uma alavanca que, entre outras funções, controla a compensação quando a câmera está em modo programa.

Apesar disso, a construção é boa: a câmera é leve (pesa 397 gramas sem lente), com bastante espaço para as mãos, mas o material utilizado não é nobre e passa insegurança – por exemplo, a tal alavanca constantemente trava, impedindo ajustes finos, e a articulação do visor não é muito firme. O formato é inspirado em DSLRs, o que ajuda na ergonomia, mas atrapalha a portabilidade.

Outra decepção é na tradução dos menus, que foi muito malfeita, com péssimas escolhas de palavras (por exemplo, por que o menu de opções de foto é chamado de “gravar”?). No entanto, os menus oferecem controles bastante avançados para a DMC-G5K, como determinar se o obturador pode ser aberto quando não há uma lente instalada e fixar sua velocidade durante filmagens para evitar distorções no movimento. Outro ponto elogiável na interface é o próprio visor. Com 3 polegadas e LCD, ele é touchscreen e basta tocar a tela para acertar o foco e mover o histograma. Além disso, reproduz com excelente fidelidade as cores e detalhes da cena. Já o EVF é medíocre nesse quesito, apesar de ter resolução boa.

Quanto às conexões, não há nenhuma novidade. Vem com HDMI e USB que serve como saída AV, mas o cabo não acompanha. Uma lente convencional, de distância focal de 28-84 mm (equivalente) e abertura máxima de f3,5-5,6 vem junto com a câmera e foi utilizada para fazer os testes.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=PY_4j7sTMwg&w=650&h=366]

Ficha técnica

Resolução16,1 MP
Zoom3x (28 a 84 mm)
Vídeo1080p
TelaLCD de 3”
Peso568 g

Avaliação técnica

PrósÓtima qualidade de imagem; rápida no boot, no AF e nas fotos individuais; boa ergonomia.
ContrasControles manuais confusos; menus mal traduzidos.
ConclusãoSe o principal para uma câmera é fazer excelentes imagens, a DMC-G5K não decepciona.
Média7.7
PreçoR$ 3999
Acompanhe tudo sobre:Câmeras digitaisPanasonic

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump