EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h33.
SÃO PAULO Handhelds da linha Palm e celulares agora integram a lista de equipamentos de segurança dos bombeiros de Belo Horizonte, MG. Eles começaram hoje a utilizar esses dispositivos em suas operações para agilizar o atendimento a emergências e a vistorias realizadas diariamente.
O objetivo é possibilitar o envio de todas as informações de cada ocorrência instantaneamente do próprio local. Para cada vistoria feita pelo bombeiro, é necessário o preenchimento de seis folhas de informações que são computadas somente quando a viatura retorna da rua. Com a utilização dos palms e celulares, o batalhão espera reduzir em 50% o tempo de atendimento.
Esse projeto é resultado de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e a PalmSys, empresa brasileira que desenvolve soluções para portáteis da Palm. Hoje também participam da parceria a própria Palm e a operadora TIM Maxitel.
Fora a agilidade no tempo de cada ocorrência, o Corpo de Bombeiros espera melhorar a qualidade de atendimento com a nova solução. No sistema criado pela PalmSys, os bombeiros acessam toda a legislação e as normas técnicas sobre incêndio e resgate instantaneamente pelo Palm.
Além de os bombeiros enviarem os dados pela rede celular, eles também poderão receber informações de apoio por ela. Em caso de incêndio em grandes construções, a central poderá enviar pela rede todos os dados do lugar como quantidade de hidrantes, quantos andares tem o edifício e quantas pessoas costumam transitar por lá - enquanto o bombeiro ainda está seguindo para o local.
Nesse início de operações, estão sendo utilizadas 29 unidades de Palm V e 29 celulares Nokia 3320, rotativamente, entre os bombeiros do 1º Batalhão de Belo Horizonte. A intenção é em breve estender a solução para toda a corporação.