Tecnologia

Estados Unidos vão perder a liderança em smartphones, diz estudo

De acordo com levantamento da IDC, os Estados Unidos estão para perder o posto de liderança entre os mercados que mais compram smartphones ainda em 2012

China ultrapassará os EUA este ano como maior mercado de smartphones embarcados (Divulgação / Foursquare)

China ultrapassará os EUA este ano como maior mercado de smartphones embarcados (Divulgação / Foursquare)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2012 às 18h45.

São Paulo - Donos de uma forte demanda por serviços de telecomunicações e uma alta taxa de substituição de aparelhos por modelos mais recentes em intervalos de tempo cada vez menores, os mercados emergentes impulsionarão o segmento de smartphones nos próximos anos.

De acordo com projeções do levantamento Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker, da IDC, os Estados Unidos estão para perder o posto de liderança entre os mercados que mais compram smartphones ainda em 2012. A China ultrapassará os EUA este ano como maior mercado de smartphones embarcados e, até 2016, Índia e Brasil ocuparão 3ª e 4ª colocações, respectivamente.

A China, segundo dados do levantamento, já vinha recebendo mais carregamentos de smartphones que os EUA nos últimos dois trimestres de 2011 e deve encerrar este ano com participação de 20,7% no total de smartphones embarcados, contra 20,6% dos EUA. Em 2011, as participações eram de 18,2% e 21,3%, respectivamente. E, em 2016, passarão a 20,2% e 15,3%.

Na Índia, o impulso deve vir das implementações de redes 3G e de smartphones de baixo custo produzidos por fabricantes locais. Dessa forma, a Índia deve subir da 9ª posição entre os maiores mercados de venda de smartphones, registrada em 2011, para a 7ª colocação em 2012, chegando a 2016 ao 3º lugar do ranking.

Já no Brasil, o crescimento econômico combinado com o aumento da rede das classes menos favorecidas são os fatores de incentivo à adoção de smartphones pelos consumidores, farão o Brasil, que no ano passado ultrapassou o Japão em volume de vendas de smartphones e ficou com a 11ª posição, subir um degrau no ranking em 2012, para o 10º lugar. Para 2016, a previsão é de que o Brasil tomará a 4ª posição do Reino Unido no ranking.

A troca de posições não significa, entretanto, que mercados maduros como os EUA, Japão e Reino Unido não continuarão crescendo em termos de adoção de smartphones. Crescerão, mas os volumes de smartphones embarcados para esses mercados não farão frente à quantidade destinada aos mercados emergentes, estima a IDC.

Acompanhe tudo sobre:CelularesIndústria eletroeletrônicaPaíses emergentesSmartphones

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não