Tecnologia

País do BlackBerry, Canadá chama Jobs de 'visionário'

"Steve Jobs foi um grande visionário e um respeitado concorrente" reconheceu a RIM, apesar dos estragos causados pelo iPhone na empresa

Apesar do iPhone ter tirado a empresa canadense da liderança entre smartphones, o executivo recebeu homenagens no Canadá (Justin Sullivan/Getty Images)

Apesar do iPhone ter tirado a empresa canadense da liderança entre smartphones, o executivo recebeu homenagens no Canadá (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2011 às 15h49.

Toronto - Os principais veículos de imprensa canadenses renderam homenagens nesta quinta-feira a Steve Jobs, que morreu após uma longa luta contra um câncer no pâncreas.

No país que criou o BlackBerry - o celular que nos últimos anos perdeu a hegemonia no mercado de smartphones devido à chegada do iPhone - e onde seu fabricante, a Research In Motion (RIM), é considerada um tesouro nacional, a morte de Jobs foi qualificada como a perda de um gênio.

O jornal "The Montreal Gazette" dedicou nesta quinta-feira um de seus editoriais a Jobs, que foi retratado como "visionário" e uma das raras pessoas que mudam o mundo com suas ações. "Ele mudou e fez do mundo mais divertido. Não é possível dizer isso de muita gente", disse a publicação.

Os empresários canadenses Mike Lazaridis e Jim Balsillie, da RIM, também elogiaram Jobs.

"Steve Jobs foi um grande visionário e um respeitado concorrente. Oferecemos nossas mais profundas condolências à sua família e a todos os funcionários de Apple", disseram ambos em comunicado.

O jornal mais vendido do Canadá, "The Toronto Star", também descreveu Jobs como um revolucionário. "Jobs foi para os negócios o que os Beatles foram para a música: uma mudança de paradigma", afirmou John Pliniussen, professor de Inovação Empresarial da Universidade de Queen's.

Por sua vez, o jornal mais influente do Canadá, "The Globe and Mail" dedicou sua capa a Jobs, "o homem que mudou o seu mundo".

Acompanhe tudo sobre:AppleCanadáEmpresáriosEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaPaíses ricosPersonalidadesSteve JobsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não