Tecnologia

Página falsa do Uber dá golpe em usuários

No site, os criminosos pedem informações em troca do falso desconto, como nome completo, telefone e dados do banco e do cartão de crédito

Uber: o endereço no Facebook, já retirado do ar, contabilizava 20 mil curtidas (Reuters/Lucy Nicholson)

Uber: o endereço no Facebook, já retirado do ar, contabilizava 20 mil curtidas (Reuters/Lucy Nicholson)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de fevereiro de 2017 às 22h20.

São Paulo - Um golpe envolvendo o aplicativo de transportes Uber está circulando nas redes sociais. Com o nome de UberBr, uma página falsa no Facebook afirma que irá premiar os usuários com um desconto de R$ 100. O endereço, já retirado do ar, contabilizava 20 mil curtidas.

No site, os criminosos pedem informações em troca do falso desconto, como nome completo, telefone e dados do banco e do cartão de crédito. Com esses dados, os criminosos conseguem fazer compras em nome da vítima.

"É a primeira vez que o nome do Uber é usado em um golpe desse tipo", afirma o especialista em segurança digital e analista da Kaspersky, Fabio Assolini. Trata-se de um phishing, que "pesca" informações de usuários em páginas falsas.

"Identificamos três casos nas últimas semanas, talvez por causa do carnaval. As pessoas precisam ficar atentas a este tipo de promoção, principalmente quando é tão generosa."

A UberBr não é a única página falsa de descontos do app. A Kaspersky já identificou endereços como vaideuber.net e o uberdesconto.com.br. O esquema é o mesmo: oferece-se descontos em troca de dados pessoais dos visitantes.

Crime

Para Renato Opice Blum, professor de direito digital do Insper, é um caso de estelionato.

"Caso o criminoso seja identificado, a pena é de até cinco anos de prisão e pode aumentar de acordo com o número de pessoas atingidas pelo golpe aplicado", afirma o advogado.

Acompanhe tudo sobre:FacebookUber

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro