Tecnologia

Página? É com o PageMaker

A versão 7.0 é sob medida para pequenas empresas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h20.

Nove entre dez birôs de produção gráfica usavam o PageMaker anos atrás. Com o passar do tempo, o programa foi engolido pela concorrência. Catorze anos depois de sua primeira versão, o PageMaker, da Adobe, está fora do mercado profissional. A versão 7.0 tem a mira voltada para pequenas empresas e profissionais interessados em produzir seus impressos, usuários atendidos hoje por produtos como o Publisher, da Microsoft.

No atual campo de batalha, o PageMaker está em desvantagem em dois aspectos: preço e facilidade de uso. Enquanto o Publi-sher custa em torno de 200 reais, o PageMaker sai por pouco mais de 1400 dólares. Sem assistentes e instruções para a execução de tarefas, também exige tempo de aprendizado maior que seu competidor.

Em compensação, quem passa por cima desses obstáculos encontra ferramentas mais sofisticadas e completas para o desenho de páginas para publicação e distribuição eletrônica como a geração de documentos no formato PDF, uma necessidade cada vez mais freqüente no ambiente empresarial. De olho no mercado de livros eletrônicos, a Adobe ainda incorporou ao gerador de PDF do PageMaker 7.0 o suporte a marcas de formatação. Esses tags garantem que o layout das publicações seja reconfigurado para leitura em telas de PCs, notebooks, handheld PC e palmtops.

Ideal para a criação de malas-diretas e catálogos, a mesclagem de dados permite a personalização variável de documentos com base em informações contidas em planilhas ou armazenadas em banco de dados nos formatos CSV (Comma Separated Value) ou separados por marcas de tabulação.

O PageMaker importa arquivos nativos do Photoshop 6.0, Illustrator 9.0 e Acrobat 5.0. O pacote inclui ainda o Distiller, programa para a conversão de arquivos PostScript em PDF, e o organizador de fontes Type Manager.


PageMaker 7.0

Fabricante

Adobe

Plataforma

Windows(1)

O que é:
programa de editoração eletrônica para pequenas empresas

Pró:
geração de PDF e mescla de dados com planilhas e bancos de dados

Contra:
preço alto

Facilidade de uso


Ferramentas de
criação e edição


Recursos de
publicação


Extras


Avaliação final(2)


Preço (R$)

1 444(3)

Onde encontrar

Adobe

www.adobe.com.br

0800-161009

PÉSSIMO

FRACO

REGULAR

BOM

ÓTIMO

(1) Disponível também para Mac OS (2) Média ponderada considerando os seguintes itens e respectivos pesos: Facilidade de uso (15%), Ferramentas de criação e edição (35%); Recursos de publicação (35%) e Extras (15%) (3) Preço sugerido pelo fabricante, convertido pela cotação do dólar a 2,5610 reais
Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Meta pode sair ganhando com proibição do TikTok nos EUA

Cabos submarinos danificados na Europa foram resultado de acidentes, e não de sabotagem russa

Bluesky aproveita crise no TikTok e anuncia feed exclusivo para vídeos na vertical

Trazer o TikTok de volta pode custar US$ 850 bilhões para Google, Apple e Oracle