Tecnologia

Pagamento via celular deve se popularizar em quatro anos

Executivos entrevistados pela KPMG preveem que, em quatro anos, o pagamento via celular será tão comum quanto os cartões de crédito

Com a tecnologia NFC, o celular poderá funcionar como meio de pagamento (Reprodução)

Com a tecnologia NFC, o celular poderá funcionar como meio de pagamento (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2011 às 07h53.

São Paulo -- O pagamento por meio de dispositivos móveis no ato do consumo será uma atividade comum e acessada pela maior parte da população mundial dentro de quatro anos. Essa é uma das conclusões de pesquisa global realizada pela KPMG com mil executivos das áreas de finanças, varejo, telecomunicações e tecnologia.

Para 83% dos entrevistados, o pagamento móvel será um serviço de massa até 2015. Para 13%, isso vai demorar entre cinco e dez anos. E 4% acham que vai levar mais de dez anos. Do total de executivos ouvidos, 29% afirmaram que suas empresas possuem atualmente algum tipo de serviço de pagamento móvel. 29% têm uma estratégia para usar essa tecnologia, mas nenhum serviço lançado até agora. Outros 29% não têm estratégia e nem planos de lançamentos. Por fim, 13% não souberam responder.

Os serviços com maior potencial para ser bem sucedidos são os de acesso móvel a bancos e de pagamentos por meio de sistemas online como Google Check Out e PayPal. Sobre o primeiro, 56% disseram que já é ou será com certeza um serviço popular. E 67% responderam o mesmo sobre sistemas online de pagamento em geral.

A maior desconfiança paira sobre serviços do tipo m-wallet e sobre aqueles que envolvem pagamento por meio de operadoras de telefonia. Para 15% dos entrevistados, o m-wallet dificilmente dará certo. E 20% dizem isso do pagamento via operadora. A maioria, contudo, respondeu que ainda é cedo para avaliar m-wallet (61%) e uso da tarifação via operadoras (51%). Sobre o uso de NFC (pagamento por aproximação do celular do terminal do caixa), 40% estão otimistas; 10%, pessimista; e 51% não souberam opinar.

De acordo com os entrevistados, os principais benefícios de pagamentos móveis são conveniência e acessibilidade (81%), além de simplicidade (73%). Os principais obstáculos são segurança (71%), dificuldade de adoção da tecnologia (57%) e privacidade (38%). Bancos, administradoras de cartões de crédito e operadoras de telefonia, nessa ordem, foram apontados como as empresas que exercerão os principais papéis no desenvolvimento dos serviços de pagamento móvel.

Acompanhe tudo sobre:CelularesEmpresasEmpresas holandesasIndústria eletroeletrônicaKPMGpagamento-via-celular

Mais de Tecnologia

Como um hacker invadiu app usado pelo governo dos EUA para comunicações em 20 minutos

Por que os jogos estão ficando mais caros? Brasileiros terão de pagar mais de R$ 400 por lançamentos

China lidera em tecnologia de interface cérebro-computador com foco em reabilitação médica

Do sonho de Steve Jobs ao iPhone dobrável: Apple prepara virada até 2027