Na última semana passaram pelo INFOlab dois smartphones com preço competitivo, o Asha 501, da Nokia, e o Xperia L, da Sony.
Além disso, testamos a pequena impressora 3D Cube, da 3D Systems. Ela imprime pequenos objetos sem fazer sujeira.
Também comparamos o Razr D3 com o Xperia L e apresentamos o novo Xperia Z Ultra.
Veja mais a seguir.
O preço ainda assusta, mas as impressoras 3D compactas já tentam chegar às casas para fabricar peças e objetos pequenos. A Cube é alimentada por um cartucho com meio quilo de um tipo de fio de plástico. Enquanto derrete o material, a cabeça de impressão desenha o objeto em camadas finas sobrepostas. A operação é bem simples. Bastaenviar os arquivos para a impressora por Wi-Fi ou por um pen drive, besuntar de cola a base de vidro onde será fabricada a peça, pressionar um botão e aguardar o término da impressão, para separá-la do suporte. Quem faz questão de acabamento perfeito vai se decepcionar. As peças não ficam com paredes totalmente lisas.
Veja o review da3D Systems Cube
Com um design elegante, bons recursos e boa relação entre custo e benefício, o Xperia L é o aparelho mais barato na nova linha de smartphones da Sony. Sucessor direto do Xperia J, do qual empresta um design praticamente idêntico, o novo modelo melhora os pontos chave para que o intermediário se mantenha competitivo frente a concorrentes bem estruturados, como o Razr D3, da Motorola.
Vendido no mercado brasileiro por 819 reais, roda o Android 4.1.2 com a mesma adaptação de interface do topo de linha Xperia ZQ e do intermediário Xperia SP. Entre seus destaques estão a tela de 4,3 polegadas, câmera de 8 megapixels, boa duração de bateria e NFC para usufruir do recurso One-touch, que faz a conexão entre aparelhos da Sony.
Veja o review do Xperia L
Com um design que se aproxima da linha Lumia, o Nokia Asha 501 renova os aparelhos mais acessíveis da finlandesa e cria um produto interessante para o público que busca um celular barato, confiável e de recursos básicos.
O Asha 501 é um aparelho de entrada, com suporte a dois cartões SIM e de baixo custo. Seu preço sugerido é de 329 reais, o que o coloca na briga direta com aparelhos rodando o Android 2.3, como o Galaxy Y, da Samsung. O corpo compacto desse smartphone é construído em plástico. Com uma pegada muito confortável e visual moderno, pode atrair um público mais jovem e não muito Geek, já que há uma limitação do sistema com aplicativos. Apesar de alguns serviços estarem cobertos, como Facebook, Twitter e WeChat, não há aplicativos do Google (Gmail, YouTube, etc), ou mesmo apps famosos das plataformas Android e iOS, como Whatsapp e Instagram.
Veja o review do Asha 501
Em junho, a Sony apresentou ao mundo o Xperia Z Ultra, um tablet/smartphone com tela de 6,5 polegadas. INFO teve acesso ao modelo que será comercializado no Brasil, com lançamento previsto para o natal.
Saiba mais sobre o Xperia Z Ultra
Entenda por que um museu britânico adotou pronomes femininos para o imperador romano Heliogábalo após reinterpretação de textos históricos e consulta a especialistas em inclusão