Tecnologia

Os países que mais censuram a internet (e os mais livres)

Relatório anual da ONG Freedom House avaliou a situação do acesso à internet em 65 países e constatou o declínio da liberdade em todo o mundo

Censura na internet: pelo quinto ano consecutivo, a liberdade de expressão na internet diminuiu em todo o mundo, constatou a Freedom House (Ronstik/ThinkStock)

Censura na internet: pelo quinto ano consecutivo, a liberdade de expressão na internet diminuiu em todo o mundo, constatou a Freedom House (Ronstik/ThinkStock)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 31 de outubro de 2015 às 10h41.

São Paulo – Pelo quinto ano consecutivo, a liberdade de expressão na internet diminuiu em todo o mundo. A constatação é do relatório Freedom of the Net 2015, produzido pela organização não governamental Freedom House.

O estudo investigou o acesso à internet em 65 países e avaliou que 42 deles solicitaram a retirada de conteúdos de teor político, religioso e social. Em 2014, esse número foi 37. Neste ano, 40 governos prenderam pessoas que compartilharam esse tipo de informação, enquanto que 14 deles aprovaram leis que aumentam a vigilância na web.

A Freedom House estima que internet no mundo tenha hoje com três bilhões de usuários. 47% deles vivem em países nos quais pessoas já foram mortas ou atacadas por causa das suas atividades na internet. 58% estão em locais onde blogueiros foram presos por terem se manifestado acerca de questões políticas ou religiosas.

A partir dessa investigação, a ONG atribuiu notas aos países e determinou quais são os que mais censuram a internet e também quais são os que mais respeitam a liberdade nesse ambiente. Quanto mais próxima de 100 for a nota, maiores as restrições. EXAME.com compilou os resultados em duas tabelas. Veja abaixo.

Países que mais censuram a internet:

País Nota
China 88
Síria 87
Irã 87
Etiópia 82
Cuba 81
Uzbequistão 78
Vietnã 76
Arábia Saudita 73
Bahrein 72
Paquistão 69

Países que mais respeitam a liberdade de expressão:

País Nota
Islândia 6
Estônia 7
Canadá 16
Alemanha 18
Austrália 19
Estados Unidos 19
Japão 22
Itália 23
França 24
Geórgia 24
Acompanhe tudo sobre:ÁfricaÁsiaCanadáCensuraEstados Unidos (EUA)EuropaInternetOriente MédioPaíses ricos

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não