Tecnologia

Os algoritmos do TikTok sabem exatamente o que você quer ver em seu feed

Se você dá muito like em vídeos de animais, não é coincidência que só isso apareça para você: é exatamente a intenção do app

TikTok: aplicativo sabe exatamente o que te mostrar com base em alguns fatores (Getty Images/Getty Images)

TikTok: aplicativo sabe exatamente o que te mostrar com base em alguns fatores (Getty Images/Getty Images)

Tamires Vitorio

Tamires Vitorio

Publicado em 19 de junho de 2020 às 11h30.

Cachorros, gatos, vídeos de pessoas pintando o cabelo, piadas, desafios que envolvem muita dancinha, a fatídica música do "me diz seu nome, sua idade...": todas essas situações são corriqueiras para os mais de 800 milhões de usuários do aplicativo TikTok, febre entre os adolescentes e jovens adultos. Muito se questiona sobre como funciona o algoritmo da página "Para Você", que parece mostrar exatamente o que a pessoa em questão mais gostaria de ver. Para testar, é simples: basta fazer o scroll da sua página ao lado de um amigo e confirmar: os vídeos mostrados para vocês dois vão ser bem diferentes um do outro. Agora o TikTok revelou o segredo por trás disso --- e, obviamente, não é mágica, mas tecnologia.

Basicamente, o sistema de recomendação de vídeos funciona com ajuda de uma combinação de fatores, como vídeos que os usuários gostam, contas que eles seguem, comentários publicados e conteúdos criados. Na hora de decidir qual vídeo será mostrado para quem, a empresa também leva em conta as preferências de idioma do dispositivo e o país de onde a pessoa está acessando o TikTok. Então, se seu celular está configurado para aparecer em inglês, as chances de vídeos estrangeiros aparecem para você é maior do que alguém que usa o celular em português.

O aplicativo também entende se o usuário é mais provavél a assistir um vídeo longo do começo ao fim, ou se ele prefere vídeos mais curtos. Tudo com base no que o indíviduo demonstra ou não interesse --- o que torna a experiência do usuário ainda mais exclusivo. Segundo o TikTok, a quantidade de seguidores dos criadores não é levada em conta na hora de um vídeo chegar a página do #ParaVocê.

Os algoritmos de preferência são muito usados pelas empresas de tecnologia atualmente. É quase como o feed da Netflix, que te indica filmes e séries baseando-se nos conteúdos que você assistiu previamente. Enquanto alguns entendem isso como invasão de privacidade, outros acreditam que a personalização das plataformas é um ponto extremamente positivo.

Em 2019, o TikTok foi o 3º aplicativo mais baixado no mundo, ficando atrás apenas do WhatsApp e do Facebook. Considerada uma nova “fábrica” de memes, a rede social é atrativa para seus usuários exatamente por permitir uma resposta instantânea aos vídeos.

Acompanhe tudo sobre:AlgoritmosTikTok

Mais de Tecnologia

Como um hacker invadiu app usado pelo governo dos EUA para comunicações em 20 minutos

Por que os jogos estão ficando mais caros? Brasileiros terão de pagar mais de R$ 400 por lançamentos

China lidera em tecnologia de interface cérebro-computador com foco em reabilitação médica

Do sonho de Steve Jobs ao iPhone dobrável: Apple prepara virada até 2027