São Paulo – O app de maior destaque deste mês foi o jogo Pokémon Go. Criado pela Niantic com a Pokémon Company, ele utiliza a combinação de GPS e rede móvel para levar os usuários às ruas à procura de monstrinhos, que podem ser vistos e capturados utilizando a tecnologia chamada realidade aumentada. Fora ele, testamos mais sete aplicativos úteis neste mês. Confira nossa seleção a seguir. Clique nas laterais da imagens para avançar na galeria e ver os demais apps.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone Pokémon Go é o primeiro jogo de sucesso de uma franquia de games da Nitendo a chegar a smartphones. O objetivo do jogador nesse aplicativo é capturar todos os 151 monstrinhos e conquistar ginásios, que são locais defendidos por outros competidores. O jogo usa realidade aumentada. Quando você encontra um Pokémon andando pela sua cidade, basta tocar sobre ele e apontar a câmera para a sua frente. O monstrinho aparecerá ali, como se estivesse realmente na sua frente. O jogo é compatível com smartphones que têm giroscópio, sistema Android 4.4, iOS 8 ou edições superiores. É preciso estar com a tela sempre ativa enquanto você joga. Por isso, o consumo de bateria é muito alto – e há quem jogue com o smartphone ligado a uma bateria extra em formato de PokéBola. Veja também seis dicas importantes para começar a jogar Pokémon Go e descubra se o seu smartphone é compatível com o game.
Grátis, em português, para Android e iPhone O Home Refill é um aplicativo de compras de supermercado. Nele, você entra, escolhe os produtos que quer e realiza a compra com cartão de crédito. A ideia é que você adicione itens básicos, como papel higiênico, desodorante, bebidas e afins. Essa lista é guardada e pode ser comprada rapidamente no futuro novamente. A entrega acontece sete dias após a compra, sem custo de frete.
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e web Nesta semana, Dropbox anunciou um novo app, o Paper. Ele tem como objetivo principal a produção de documentos e deve competir com nomes como o pacote Office, da Microsoft, e o Google Docs. É claro que ele terá como vantagem a integração com o próprio Dropbox. Suas ferramentas de edição são básicas e interessantes. Ele permitirá a adição de links, fotos e outros elementos em meio ao texto. Para quem não gosta de produzir usando dispositivos móveis, o Dropbox lançou a ferramenta também em uma versão web.
Grátis, em português, para Android e iPhone Duo é o novo aplicativo para comunicação do Google. O foco é um chat de vídeo, o que faz dele um grande competidor do FaceTime, da Apple. A vantagem que ele leva em relação ao seu competidor é que ele funciona tanto em Android quanto iPhone—o FaceTime tem foco somente em dispositivos da Apple. O uso do app é completamente associado à linha de telefone. Ele acessa a sua agenda e mostra contatos de telefone que usem o app. Ele foi lançado nesta semana. Veja mais sobre ele nesta matéria.
Grátis, em português, para Android e iPhone Você deve conhecer o Tinder, um app de paquera que coloca os usuários em uma lista para serem avaliados com o deslizar de um dedo para a direita ou para a esquerda. O Poppin tem a mesma mecânica de funcionamento, mas reúne as pessoas que estão confirmadas ou demonstraram interesse em participar de um mesmo evento no Facebook. Quando acontece um "match", as duas pessoas podem conversar para se conhecer melhor. A vantagem desse aplicativo é que não é preciso marcar um encontro ao estilo tradicional. Você já vai encontrar a pessoa na festa que está para acontecer. Veja mais detalhes sobre o Poppin nesta reportagem.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone Este aplicativo é para quem gosta de admirar as estrelas ou tem curiosidade de ver constelações famosas, como as de Touro ou de Virgem. Em smartphones que têm o sensor de movimentação chamado giroscópio, o aplicativo permite que o usuário veja as estrelas na posição em que estão em relação a si próprio. É preciso apontar o smartphone para diferentes pontos (para frente, para trás, para os lados, para cima e para baixo) para poder visualizar os astros. Também dá para ver os sete planetas, sol e lua – a Terra não é visível – com esse aplicativo. Fora isso, quem quiser pode tirar fotos dentro do app com inserções de estrelas na cena. Essa tecnologia é chamada realidade aumentada e também é usada em Pokémon Go.
Grátis, em inglês, para iPhone Hitlist é um app para viagens com uma proposta diferente e bastante interessante. Ele não serve somente como um buscador de passagens e hotéis. Na verdade, ele tem roteiros sugeridos. Quer passar o Dia dos Mortos no México? Ele diz quanto vai custar. Quer viajar pela Europa? Ele sugere países e dá uma estimativa de transporte. Além de funcionalidades bacanas, ele ainda tem um belíssimo visual, com fotos que farão você ter vontade de conhecer qualquer lugar.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone Lembra do Prisma, que transforma suas fotos em obras de arte? O Artisto é o equivalente para os vídeos. Ele usa filtros que são aplicados ao seu vídeo, que depois pode ser compartilhado em redes sociais ou salvo em seu smartphone. A equipe do Prisma já disse que vinha trabalhando em filtros para vídeos, mas o pessoal da Mail.ru, uma empresa russa, foi mais rápido com o Artisto. O resultado final é interessante, apesar de ter pouca qualidade de imagem. Você pode ver o resultado final de um teste que fizemos neste vídeo.
Entenda por que um museu britânico adotou pronomes femininos para o imperador romano Heliogábalo após reinterpretação de textos históricos e consulta a especialistas em inclusão