São Paulo -- O destaque no mês de julho, com bastante folga, foi o Prisma. O app de fotos conquistou o mundo transformando fotografias em obras de arte. Inicialmente disponível somente para iPhone, ele já estava fazendo sucesso em diversos países. A chegada dele ao Android foi o que consolidou o app como um grande sucesso--o que trouxe até problemas aos servidores da empresa. Além do Prisma, temos outros sete aplicativos que se destacaram nos testes realizados ao longo de julho. Veja a seguir.
Grátis, em inglês, para iPhone e Android O Prisma conquistou o mês em julho. O app coloca filtros sobre as fotos para transforma-las em obras de arte. Alguns filtros imitam pintores famosos, como Picasso e Edvard Munch, outros apenas mudam as fotos com um estilo bastante peculiar. O resultado, ao contrário do que acontece por vezes com esse tipo de aplicativo, é muito bom. O produto final fica ainda melhor quando o usuário entende qual tipo de filtro funciona melhor com determinado tipo de foto. O ponto negativo é que as fotos precisam ser quadradas.
Grátis (com compras no app), em português, para Android, iOS e Windows Phone O Kodak Moments é um aplicativo retrô. Ele permite selecionar fotos da sua galeria, Facebook, Instagram ou Dropbox para solicitar a revelação. O aplicativo tem 40 opções do que a empresa chama de fotopresentes. São fotos simples, canvas, canecas, mousepads ou capas de smartphone personalizadas com as suas imagens. Os preços variam de 6,90 reais a 219,90 reais. O pagamento é realizado diretamente pelo aplicativo, com cartões de crédito, e as fotos podem ser entregues na sua casa, com frete a partir de 12,90 reais. Também há a opção de retirar o seu pedido em uma loja.
Grátis, em português, para Android e iPhone Cuponeria é um bom app para quem busca descontos. Ele trabalha com cupons digitais que dão descontos de até 90% (de acordo com a empresa, nos testes não achamos nenhum desconto tão grande). As promoções ficam agrupadas por cidades e podem ser usadas em comércios como cafés, supermercados (Extra e Pão de Açúcar, entre outros) e também clínicas de estética. No iPhone, os cupons podem ser salvos no Apple Wallet para acesso mais fácil.
Grátis (com compras no app), em português, para Android e iPhone O aplicativo permite acionar um médico que vai até o local em que você está, bem à moda antiga mesmo. Como funciona com base em geolocalização, o Beep Saúde mostra os médicos disponíveis num raio de 10 km e permite que o paciente olhe os currículos antes de escolher quem vai chamar. Quando acionado, o profissional recebe um alerta (ou beep) no smartphone e vai rumo ao atendimento. Há mais de 1.000 médicos cadastrados e, por enquanto, o aplicativo funciona nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. O pagamento das consultas, cujo preço é estipulado pelos próprios profissionais, é feito por cartão bancário. Todos os atendimentos pagos geram recibos, que podem ser usados para reembolso no plano de saúde e declaração no imposto de renda.
Grátis, em inglês, para iPhone VUE é um app para quem quer gravar clipes de vídeo no iPhone usando filtros, similares aos do Instagram. O usuário pode escolher entre três opções de duração total para o vídeo: seis, dez e quinze segundos. Esse tempo pode ser alcançado usando de um a seis pedaços de vídeo. Além de capturar o vídeo no app, também é possível escolher outros já gravados e armazenados no smartphone. Ao todo, são 11 opções de filtros, que vão dos mais leves até o preto e branco bem contrastado.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad Dots & Co é o novo jogo da desenvolvedora de Dots e Two Dots (ok, talvez seja hora de trabalhar na criatividade dos nomes dos apps). Ele funciona quase que como uma mistura dos jogos anteriores. O jogador deve conectar pontos com a mesma cor (característica principal de Dots) e com isso ir avançando entre diversas fases para encontrar novos desafios (algo tirado de Two Dots). O jogo, como é comum nesta desenvolvedora, conta com um belo visual, além de uma trilha sonora bacana.
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad Microsoft Pix é o novíssimo app da Microsoft para usuários de iOS (algo que não anda tão raro nos dias atuais, já que a empresa vem trabalhando bastante nesse mercado). Ele tem como proposta tirar fotos melhores de pessoas do que o app da Apple em si. Ele identifica rostos e tenta melhorar o balanço de iluminação para que a pessoa saia melhor na foto. Em testes feitos por EXAME.com, o resultado foi bastante positivo. Ainda é possível visualizar a versão antes do tratamento, para comparação. O app ainda oferece ferramentas de edição e alguns filtros para as fotos.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad Westwing é um app para quem quer dar cara nova à casa, mas sem gastar muito. Ele mostra listas temáticas de peças de decoração e de móveis. Grande parte deles conta com alguma diminuição no preço. De tempos em tempos, novas coleções são publicadas dentro do aplicativo—que também conta com acesso na web via navegador. No mínimo, as peças e fotos dentro do aplicativo podem servir como inspiração para uma mudança na decoração da sua casa.
Entenda por que um museu britânico adotou pronomes femininos para o imperador romano Heliogábalo após reinterpretação de textos históricos e consulta a especialistas em inclusão