São Paulo -- Nossa galeria de apps da semana destaca a nova versão do VLC, nosso player de vídeo predileto. Testamos também o app dos sites DeviantArt e HowStuffWorks; o Pzizz, que ajuda a dormir melhor; o Waves, para os surfistas; o Tie Right, que ensina a dar nós nas gravatas; e o Aqui Alaga, que alerta sobre inundações em São Paulo.
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e outras plataformas O VLC, nosso player de vídeo favorito, está de volta à App Store depois de um sumiço de vários meses. Ele retorna com novidades como a capacidade detectar vídeos gravados na posição retrato (vertical) e reproduzi-los na orientação correta. A edição para Android também foi renovada com o estilo gráfico Material Design, do Android Lollipop. O principal atrativo do VLC é ser compatível com inúmeros formatos de vídeo. Além disso, ele funciona bem com legendas em arquivo separado e tem acesso direto a vídeos armazenados no Google Drive.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone O site DeviantArt, que se define como a maior galeria de arte e comunidade de artistas do mundo, agora tem apps para iPhone e smartphones com Android. O app permite ver as obras expostas no site. Além disso, quem tem uma conta lá pode usar a câmera para fotografar algum trabalho e publicar a foto. Nossa única reclamação é que os apps não estão otimizados para uso em tablets, já que seria bom ver os trabalhos artísticos numa tela maior.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad O objetivo básico do Pzizz é ajudá-lo a dormir melhor. Para isso, o app oferece trilhas de áudio que você pode ouvir enquanto dorme. Uma delas, chamada Power Nap, é para ser usada em cochilos de 10 a 40 minutos. Outra, Sleep, foi concebida para uso noturno. Além de sons que induzem relaxamento, cada trilha inclui uma narração (em inglês) que pode ser desativada. Em cada vez que você usa o Pzizz ele gera uma nova combinação de sons. Em nossa experiência, o app funcionou como prometido. Ele ajuda a relaxar e pode ser útil para quem sofre de insônia ou quer tirar uma soneca rápida para "recarregar as baterias".
Grátis, em português, para Android e iPhone Dirigido aos surfistas, o app brasileiro Waves mostra as condições de tempo, ondas, marés e outras informações sobre 180 praias brasileiras frequentadas pelos adeptos do surf. O esportista também pode usar o Waves para registrar as condições das praias onde surfa. A ideia é boa, mas o app é um tanto confuso. Além disso, o recurso que permite ver imagens ao vivo das praias não funcionou em nosso teste.
0,99 dólar, em inglês, para iPhone/iPad Tie Tight é um app para quem quer dominar a arte dos nós de gravata. Ele ensina a fazer seis tipos de nós. Para cada nó, o app apresenta uma animação que mostra, de frente, o nó sendo atado passo a passo. Há também uma sucessão de fotos que mostram o mesmo nó visto em primeira pessoa, de cima para baixo.
Grátis, em inglês, para Android, iPhone, Windows Phone e Windows 8/RT O app do site HowStuffWorks dá acesso a mais de 30 mil artigos com curiosidades científicas, além de testes de perguntas e respostas, frases notáveis, curiosidades e podcasts. Há também vídeos, mas, como o app só funciona na posição paisagem, eles acabam ficando pequenos demais na tela do smartphone. O conteúdo está em inglês e é necessário ter acesso à internet para consultá-lo. E nosso teste, alguns artigos longos foram exibidos cortados.
Grátis, em português, para Android e iPhone Aqui Alaga? é um app muito simples que pode ser útil para quem se desloca em São Paulo, especialmente no Verão, quando as enchentes são comuns. Ele faz o que o nome sugere: informa onde há pontos de alagamento na cidade para que você possa desviar deles. O app emite alertas quando chuvas fortes trazem chances de alagamento.
9. Agora veja apps para abrir uma franquia, desenhar, aprender sobre marketing, ler e-mail e acordar de manhã:zoom_out_map
Rede social perdeu os arquivos de 14 milhões de contas devido a uma falha durante a migração de servidores em 2018, em um incidente que apagou parte da memória cultural digital
Saiba como utilizar função que aproxima a rede social de rivais como TikTok e Snapchat e está disponível apenas no app para dispositivos móveis, tanto Androids quanto iPhones
Para alcançar suas metas de 2030, formuladores de políticas chineses precisarão revisar suas ambições e adotar soluções mais agressivas no plano de cinco anos que será finalizado em 2026, segundo análise da Carbon Brief
Nomeado por Trump como primeiro chief design officer dos EUA, Joe Gebbia quer transformar sites públicos em experiências minimalistas e intuitivas, com prazo para o “redesign” até o aniversário de 250 anos da independência americana