São Paulo -- Nossa galeria de apps da semana destaca a nova versão do VLC, nosso player de vídeo predileto. Testamos também o app dos sites DeviantArt e HowStuffWorks; o Pzizz, que ajuda a dormir melhor; o Waves, para os surfistas; o Tie Right, que ensina a dar nós nas gravatas; e o Aqui Alaga, que alerta sobre inundações em São Paulo.
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e outras plataformas O VLC, nosso player de vídeo favorito, está de volta à App Store depois de um sumiço de vários meses. Ele retorna com novidades como a capacidade detectar vídeos gravados na posição retrato (vertical) e reproduzi-los na orientação correta. A edição para Android também foi renovada com o estilo gráfico Material Design, do Android Lollipop. O principal atrativo do VLC é ser compatível com inúmeros formatos de vídeo. Além disso, ele funciona bem com legendas em arquivo separado e tem acesso direto a vídeos armazenados no Google Drive.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone O site DeviantArt, que se define como a maior galeria de arte e comunidade de artistas do mundo, agora tem apps para iPhone e smartphones com Android. O app permite ver as obras expostas no site. Além disso, quem tem uma conta lá pode usar a câmera para fotografar algum trabalho e publicar a foto. Nossa única reclamação é que os apps não estão otimizados para uso em tablets, já que seria bom ver os trabalhos artísticos numa tela maior.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad O objetivo básico do Pzizz é ajudá-lo a dormir melhor. Para isso, o app oferece trilhas de áudio que você pode ouvir enquanto dorme. Uma delas, chamada Power Nap, é para ser usada em cochilos de 10 a 40 minutos. Outra, Sleep, foi concebida para uso noturno. Além de sons que induzem relaxamento, cada trilha inclui uma narração (em inglês) que pode ser desativada. Em cada vez que você usa o Pzizz ele gera uma nova combinação de sons. Em nossa experiência, o app funcionou como prometido. Ele ajuda a relaxar e pode ser útil para quem sofre de insônia ou quer tirar uma soneca rápida para "recarregar as baterias".
Grátis, em português, para Android e iPhone Dirigido aos surfistas, o app brasileiro Waves mostra as condições de tempo, ondas, marés e outras informações sobre 180 praias brasileiras frequentadas pelos adeptos do surf. O esportista também pode usar o Waves para registrar as condições das praias onde surfa. A ideia é boa, mas o app é um tanto confuso. Além disso, o recurso que permite ver imagens ao vivo das praias não funcionou em nosso teste.
0,99 dólar, em inglês, para iPhone/iPad Tie Tight é um app para quem quer dominar a arte dos nós de gravata. Ele ensina a fazer seis tipos de nós. Para cada nó, o app apresenta uma animação que mostra, de frente, o nó sendo atado passo a passo. Há também uma sucessão de fotos que mostram o mesmo nó visto em primeira pessoa, de cima para baixo.
Grátis, em inglês, para Android, iPhone, Windows Phone e Windows 8/RT O app do site HowStuffWorks dá acesso a mais de 30 mil artigos com curiosidades científicas, além de testes de perguntas e respostas, frases notáveis, curiosidades e podcasts. Há também vídeos, mas, como o app só funciona na posição paisagem, eles acabam ficando pequenos demais na tela do smartphone. O conteúdo está em inglês e é necessário ter acesso à internet para consultá-lo. E nosso teste, alguns artigos longos foram exibidos cortados.
Grátis, em português, para Android e iPhone Aqui Alaga? é um app muito simples que pode ser útil para quem se desloca em São Paulo, especialmente no Verão, quando as enchentes são comuns. Ele faz o que o nome sugere: informa onde há pontos de alagamento na cidade para que você possa desviar deles. O app emite alertas quando chuvas fortes trazem chances de alagamento.
9. Agora veja apps para abrir uma franquia, desenhar, aprender sobre marketing, ler e-mail e acordar de manhã:zoom_out_map
Entenda por que um museu britânico adotou pronomes femininos para o imperador romano Heliogábalo após reinterpretação de textos históricos e consulta a especialistas em inclusão