São Paulo – O destaque da nossa galeria de aplicativos desta semana é o Livrio. Ele tem vocação para rede social de livros, mas nasceu para facilitar o processo de empréstimo e devolução dessas obras. Fora ele, há mais cinco aplicativos que chamaram nossa atenção. Confira a seguir.
Grátis, em português, para Android e iOS O Livrio é uma rede social em forma de aplicativo. Ela busca evitar que livros emprestados não retornem aos seus donos. O usuário cadastra os títulos que tem (usando leitura de códigos de barras) e adiciona amigos que também usem o app. Alguém escolhe um livro e, então, é preciso marcar um encontro presencial para a entrega. O dono pode determinar uma data para a devolução e o amigo receberá um alerta no smartphone quando a hora chegar.
Grátis, em português, para Android e iOS O aplicativo é uma iniciativa da prefeitura de São Paulo para eliminar os focos de proliferação do Aedes Aegypt, o mosquito que transmite a dengue, o vírus zika e o chikungunya. O funcionamento dele é bem simples. Ao ver um ponto com ovos do mosquito, basta abri-lo, tirar uma foto e enviar automaticamente a imagem para os agentes da prefeitura, informando a localização e um ponto de referência. O app também permite que você utilize uma foto que esteja no acervo do seu smartphone. Quando o problema for solucionado, a prefeitura envia um e-mail para o endereço cadastrado no app.
Grátis, em português, para Android e iOS O MeSeems é um aplicativo para você responder pesquisas de mercado e ganhar recompensas com isso. São dois tipos de questionários: virtuais, feitos em qualquer lugar com o smartphone, e presenciais, que demandam que a pessoa vá, por exemplo, a um supermercado para fotografar um produto na prateleira. A cada mil pontos ganhos, o usuário recebe um MegaSeem, que já pode ser trocado por alguns prêmios, como 10 reais de crédito em um número das operadoras Claro, Oi ou Vivo, ou então uma doação ao Graac no valor de 10 reais. Com mais pontos, você pode ganhar um ingresso para uma sessão de cinema ou um vale presente na Netshoes. A média de pontos ganhos por pesquisa é de 40.
Grátis, em inglês, para Android e iOS Gratuito, o app oferece séries de exercícios físicos que não requerem equipamentos. Todos os movimentos, como agachamentos, flexões e polichinelos, são demonstrados em vídeos curtos. O tempo de atividade pode variar entre 15 e 45 minutos, dependendo do seu objetivo. Logo no primeiro acesso, o Freeletics Bodyweight pergunta ao usuário o que ele quer (perder peso, entrar em forma ou fortalecer os músculos), além de como ele considera sua situação física atual. O app também tem um treinador virtual, mas ele é um serviço adicional, que é pago (41, 89 reais por mês ou 257,65 reais por ano).
Grátis, em inglês, para Android e iOS Esse app serve para ajudar você a dormir melhor e foi desenvolvido para melhorar o sono de astronautas da Nasa, a agência espacial americana. Ele foi criado com a ajuda de especialistas em neurociência e cientistas que pesquisam sobre o sono, os sons e a música. Há algoritmos neurosensoriais nas músicas que ajudam o usuário a dormir em pouco tempo, bem como um ruído rosa, que bloqueia sons que viriam a interferir no processo de adormecimento. A versão gratuita tem somente uma opção de música, mas já ajuda a fazer o teste e dormir mais rapidamente. Outra opções de sons podem ser compradas por 10 dólares.
Grátis, em inglês, para Android O LittlePhoto é um aplicativo simples e útil. Ele funciona, basicamente, como um acervo de efeitos visuais para as suas fotos. Da para tirar a fotografia diretamente no app ou buscar uma na sua biblioteca no smartphone. Para escolher um entre os vários efeitos disponíveis gratuitamente, é preciso deslizar o dedo da direita para a esquerda na tela. Feito isso, basta salvar a imagem.
Entenda por que um museu britânico adotou pronomes femininos para o imperador romano Heliogábalo após reinterpretação de textos históricos e consulta a especialistas em inclusão