São Paiulo -- O aplicativo de destaque da nossa galeria nesta semana é o Espaços. Criado pelo Google, ele quer competir com o WhatsApp, mas só quando a ideia for conversar com grupos de amigos ou de colegas de trabalho. Ele e voltado para a produtividade e mistura o Chrome com o Hangouts. Fora isso, há mais cinco opções interessantes para o seu smartphone, seja ele Android ou iOS.
Gratuito, em português, para Android e iOS O Espaços foi lançado pelo Google nesta semana. O seu objetivo é oferecer aos usuários uma plataforma gratuita no smartphone para compartilhar informações com pequenos grupos de pessoas, como você já fazia no WhatsApp ou no Telegram. O diferencial é a possibilidade de usar serviços do Google sem sair do app. Dá para fazer pesquisas, consultar sua pasta no Google Photos ou encontrar um vídeo no YouTube para compartilhar com o seu grupo rapidamente. Na verdade, ele parece um aplicativo híbrido do Chrome com o Hangouts. A ideia é não precisar sair do Espaços para fazer nada.
Em inglês, para Android (grátis), iPhone (1,99 dólar) e Windows Phone (3,50 reais) Precisa largar um pouco o celular e se concentrar em suas atividades? O Forest ajuda com uma proposta divertida. O usuário pode selecionar quanto tempo quer deixar o smartphone quieto—o tempo varia de 10 a 120 minutos. Nesse intervalo, uma pequena árvore é “plantada”. Ao acabar o tempo, ela está pronta e vai para a floresta (daí o nome do app). Quanto maior o tempo, maior será a árvore. No final do dia, caso o usuário tenha passado bastante tempo concentrado, o jardim estará cheio de plantas. É possível desbloquear novas espécies de árvore e também comparar a floresta de diferentes dias.
Gratuito, em inglês, para Android Os aficionados por astronomia precisam conhecer este aplicativo. Ele conta com notícias atualizadas sobre o telescópio espacial Hubble, da Nasa, bem como com imagens feitas por ele. É possível, por exemplo, ver fotos do trânsito de Mercúrio frente ao sol, o que provocou um minieclipse, já que o planeta cobriu 1/25.000 do astro que nos ilumina. O porém é que a interface é simplória.
Gratuito, em português, para Android e iOS Este app é interessante para quem toca violão ou guitarra, mas ainda é iniciante. Ele funciona prioritariamente como um diapasão digital para afinar o seu instrumento com facilidade. Mas também conta com jogos educativos para aprender as posições dos acordes na guitarra e ainda com algumas vídeo-aulas gratuitas.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone É um amante de tatuagens? O Tattoodo vai ser de seu interesse. O app mistura rede social com agregador de notícias—tudo sobre tatuagens, é claro. Se você é um tatuador, pode colocar imagens de trabalhos feitos por você. Se você busca inspiração, pode salvar as suas imagens favoritas em um banco de fotos. Além dessa parte social, a página inicial do app disponibiliza textos com notícias e dicas sobre tatuagens. O conteúdo, no entanto, está todo em inglês.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad Speed Up é mais um dos jogos que você precisa de apenas uma mão para se divertir. Ao tocar na tela, o projétil que o jogador controle acelera. O objetivo é acertar o momento no qual ele deve estar veloz ou mais lento para superar os obstáculos na tela. O cenário se fecha e as partes mais estreitas podem destruir o projétil. A premissa é bastante simples e o início é fácil. Mas isso dura pouco tempo.
Entenda por que um museu britânico adotou pronomes femininos para o imperador romano Heliogábalo após reinterpretação de textos históricos e consulta a especialistas em inclusão