São Paulo – Você provavelmente já sabe, mas o aplicativo de destaque da nossa galeria desta semana é o sucesso mundial Pokémon Go. O jogo para smartphones funciona combinando um sistema de mapas com realidade aumentada. Conforme o usuário anda pela cidade, ele encontra monstrinhos, que são capturados quando visualizados por meio da câmera do celular. O aplicativo é o jogo móvel de maior sucesso da história dos Estados Unidos, tendo atingido picos de 21 milhões de jogadores ativos por dia durante o mês de julho, quando o game chegou por lá. Fora o Pokémon Go, há outros apps interessantes, incluindo um novo aplicativo do Dropbox que quer brigar com o Word. Navegue pelas imagens acima para conferir os demais aplicativos que testamos nesta semana.
Grátis, em inglês, para Android e iPhonePokémon Go é o primeiro jogo de sucesso de uma franquia de games da Nitendo a chegar a smartphones. O objetivo do jogador nesse aplicativo é capturar todos os 151 monstrinhos e conquistar ginásios, que são locais defendidos por outros competidores. O jogo usa realidade aumentada. Quando você encontra um Pokémon andando pela sua cidade, basta tocar sobre ele e apontar a câmera para a sua frente. O monstrinho aparecerá ali, como se estivesse realmente na sua frente. O jogo é compatível com smartphones que têm giroscópio, sistema Android 4.4, iOS 8 ou edições superiores. É preciso estar com a tela sempre ativa enquanto você joga. Por isso, o consumo de bateria é muito alto – e há quem jogue com o smartphone ligado a uma bateria extra em formato de PokéBola. Veja também seis dicas importantes para começar a jogar Pokémon Go e descubra se o seu smartphone é compatível com o game.
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e web Nesta semana, Dropbox anunciou um novo app, o Paper. Ele tem como objetivo principal a produção de documentos e deve competir com nomes como o pacote Office, da Microsoft, e o Google Docs. É claro que ele terá como vantagem a integração com o próprio Dropbox. Suas ferramentas de edição são básicas e interessantes. Ele permitirá a adição de links, fotos e outros elementos em meio ao texto. Para quem não gosta de produzir usando dispositivos móveis, o Dropbox lançou a ferramenta também em uma versão web.
Em inglês, para iPhone/iPad por US$ 3,99 O Loopimal é um app divertido para educação musical de crianças. Ele usa cores e formas geométricas para que uma música seja criada. Ele permite até quatro “instrumentos” em uma canção—cada um caracterizado por um simpático animal. O aplicativo não é muito refinado musicalmente, mas é ótimo para o primeiro contato entre crianças pequenas com a teoria musical e criação artística. As cores são bastante agradáveis e a usabilidade extremamente simples.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone Lembra do Prisma, que transforma suas fotos em obras de arte? O Artisto é o equivalente para os vídeos. Ele usa filtros que são aplicados ao seu vídeo, que depois pode ser compartilhado em redes sociais ou salvo em seu smartphone. A equipe do Prisma já disse que vinha trabalhando em filtros para vídeos, mas o pessoal da Mail.ru, uma empresa russa, foi mais rápido com o Artisto. O resultado final é interessante, apesar de ter pouca qualidade de imagem. Você pode ver o resultado final de um teste que fizemos neste vídeo.
Grátis, em português, para Android Este aplicativo é para quem gosta de ver vídeos ao mesmo tempo em que faz outra atividade, como navegar nas redes sociais. Ele permite que o vídeo passe em uma pequena janela, de tamanho ajustável, enquanto você utiliza outro aplicativo. O funcionamento é simples, mas pouco intuitivo. Você precisa abrir o vídeo que quer no app do YouTube, tocar no botão de compartilhamento (no canto superior direito da tela) e selecionar o FlyTube. Aí, o vídeo se destaca em uma janelinha flutuante sobre o aplicativo do YouTube e você precisa pressionar o botão home do seu aparelho para escolher o app que quer usar em conjunto.
Grátis, em português, para Android O Zé, Delivery de Bebidas, é um aplicativo de entrega de cerveja para uma pequena região da cidade de São Paulo. Ele funciona das 18h à meia-noite de segunda a sábado. Aos finais de semana, o serviço de entregas funciona da meia-noite às 3h e, especificamente, no domingo das 15h às 23h59. O app é a maneira mais prática de pedir bebidas para uma festa em casa, mas é preciso pagar o frete. O tempo de chegada é de uma hora após o pedido.
Entenda por que um museu britânico adotou pronomes femininos para o imperador romano Heliogábalo após reinterpretação de textos históricos e consulta a especialistas em inclusão