Tecnologia

Os 5 recursos mais legais do novo Android

O Google anunciou as novidades do seu próximo sistema para smartphones e tablet, veja o que vai mudar

Android N: nova edição do sistema do Google terá recursos para melhorar gestão de bateria e internet (Divulgação/Google)

Android N: nova edição do sistema do Google terá recursos para melhorar gestão de bateria e internet (Divulgação/Google)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 9 de março de 2016 às 17h51.

São Paulo – O Google anunciou hoje os novos recursos que chegarão ao Android N, a próxima versão do seu sistema para smartphones e tablets. Entre as novidades, estão controles que permitem reduzir o gasto de bateria e poupar dados de internet móvel. 

O Android N foi liberado hoje para desenvolvedores e, com isso, o Google antecipou o seu cronograma de lançamento das prévias de novas versões do seu sistema. Nos últimos anos, a empresa esperou até maio, quando acontece sua conferência para desenvolvedores, chamada Google I/O. 

Confira a seguir as cinco principais novidades do Android N, que deve estar presente em smartphones a partir do segundo semestre deste ano. 

Multijanela – Uma das principais novidades é o suporte para a exibição e uso de mais um aplicativo ao mesmo tempo, o multijanela. Essa função apareceu primeiro em tablets da Samsung e foi adotada pelo iPad recentemente. Agora, os smartphones e tablets com o sistema Android puro (presente na linha Nexus) também poderão tirar proveito desse uso simultâneo, que permite, por exemplo, ver um vídeo enquanto você fica de olho nos seus e-mails. 

Economizador de dados – Esse recurso permitirá fácil acesso para desativar o consumo de dados de aplicativos (individualmente) em segundo plano. Não quer que o Facebook fique sincronizando novidades o tempo todo? É só desligá-lo.  

Notificações – De forma parecida com o que acontece no iOS, os donos de smartphones Android com a edição N poderão responder mensagens diretamente da tela de notificações, sem precisar abrir cada app para isso. Vai dar, por exemplo, para responder pessoas no WhatsApp e no Messenger sem precisar abrir os aplicativos em tela cheia. 

Gestão de energia melhorada – O Google melhorou a função de repouso, que economiza bateria no smartphone quando ele não é usado por muito tempo, como à noite. A função é chamada agora de Doze++ e pode entrar em atividade em períodos mais curtos de tempo, por exemplo, enquanto o usuário estiver trabalhando ou tomando um banho. Isso reduz o consumo de bateria do gadget ao longo do dia. 

Projeto Svelte – Essa iniciativa do Google foi lançada primeiramente na edição KitKat (4.4.4). O que a empresa fez agora foi melhorar ainda mais a velocidade de resposta durante o uso de dispositivos com pouca memória RAM. Isso foi feito otimizando processos realizados em segundo plano. Outra melhoria em termos de performance foi a utilização da API VulkanTM, que dá aos desenvolvedores de aplicativos mais controle sobre os processamentos realizados pelas GPUs (chips dedicados ao processamento gráfico). 

Além das novidades, o Google anunciou também um novo programa de testes beta do Android. Por meio dele, os desenvolvedores poderão ter acesso às novidades do sistema rapidamente, uma vez que os downloads serão enviados pelo Google diretamente para os aparelhos cadastrados. Não será preciso realizar nenhum processo complexo de instalação, ela será distribuída via download diretamente nos dispositivos. O Google não informou exatamente quando esse novo programa estará em vigor, informando somente que isso acontecerá em breve. 

Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphonesTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO