-
1. Campeões
zoom_out_map
1/10 (Scott Eells/Bloomberg)
São Paulo - Em 2014, o Downloads INFO passa a trazer, além de galerias semanais, os apps mais legais todos os meses. Em janeiro, a lista conta com diversos aplicativos que apareceram na nossa base de dados nos últimos 30 dias e merecem destaque. Na galeria deste mês, aparecem
apps simples mas extremamente funcionais, como o mapa colaborativo Onde Fui Roubado e o ótimo CrowdMobi, que testa sinal e velocidade do 3G de operadoras. Mas os maiores destaques são o Let's Park e o Trendstockr, feitos por startup que se apresentaram na Campus Party.
-
2. FB Purity
zoom_out_map
2/10 (Reprodução/FB Purity)
O FB Purity é uma extensão para Chrome e Firefox para filtrar e personalizar o Facebook de diversas maneiras. É possível bloquear conteúdos indesejados da Timeline, bloquear anúncios, esconder links, entre outras funções. Enfim, ele retira tudo o que o usuário não quer ver na rede social. É possível fazer a filtragem marcando opções pré-estabelecidas pelo aplicativo ou colocando palavras chaves relacionadas a postagens que o usuário não quer ler. Além de filtrar conteúdos, o app também permite personalizar a página do Facebook. É possível mudar o tamanho, cor e tipo da fonte, além da cor do fundo. O chat também pode ser personalizado, tanto na janela de conversa quanto na lista de amigos. O FB Purity mostra no topo da timeline quantos conteúdos foram bloqueados e permite que o usuário, se preferir, veja o que está perdendo.
-
3. Elifoot 2013
zoom_out_map
3/10 (Reprodução/Elifoot 2013)
Elifoot 2013 é um game de "manager" de futebol em que o usuário é o técnico de um time. Ele pode escalar o time, modificar o elenco, lidar com as finanças do clube, aumentar o estádio, entre outras funções. Nos jogos, o treinador apenas assiste ao placar da partida e substitui os jogadores. No Elifoot 2013 Mobile, é possível jogar apenas em uma liga a escolha do usuário, sem misturar clubes de países diferentes. O usuário se torna técnico de um time aleatoriamente e visualiza seu elenco, em que os jogadores são divididos entre goleiros, defensores, meio-campistas e atacantes. É possível vender seus jogadores em leilão, negociar contratos e procurar reforços para seu time. O campeonato principal é dividido em quatro divisões com 8 times cada. Também há a Copa, em que os times das diferentes divisões podem se enfrentar em partidas mata-mata.
-
4. Concursos
zoom_out_map
4/10 (Reprodução/Concursos)
Concursos é um app para se preparar para os mais diversos concursos públicos no país todo. Ele traz aulas, livros e exercícios para que os usuários estejam por dentro de tudo que pode cair numa prova para um cargo público de qualquer área e em qualquer local no Brasil. O app apresenta uma coluna a esquerda em que o usuário pode escolher o tema que quer estudar. Quando seleciona, aparecem as videoaulas, e-books e exercícios de cada tema numa coluna à direita. Na parte da esquerda, é possível selecionar também simulados. São várias provas de anos anteriores para milhares de cargos que existem em concursos públicos no Brasil. O Concursos tem um conteúdo muito completo, com bons professores e vários jeitos de diferentes de estudar. O único problema é que está disponível apenas uma pequena parte das aulas e e-books para quem usa o app gratuitamente. Assinar o pacote completo custa R$ 9,99 ao mês.
-
5. Lets Park
zoom_out_map
5/10 (Reprodução/Lets Park)
Let's Park é um app colaborativo para encontrar estacionamentos em qualquer cidade do Brasil. Basta o usuário cadastrar um estabelecimento, de preferência fornecendo informações básicas como preços e horários. Com um mapa baseado em Google Maps, ele pode checar onde tem um lugar próximo em que ele possa parar o carro. Ao clicar no ícone do estacionamento, abrem informações (caso disponíveis) mais gerais, como se ele é coberto, se tem seguro, tabela de preços, etc. Na versão para Android, ainda é possível ver a fachada do local pelo Street View, calcular o preço inserindo o período que vai ficar, e ainda cadastrar o seu modelo de carro para que o Let's Park avise se há diferença de valor para carros grandes, por exemplo. E ainda há um botão especial que, de acordo com as definições do usuário (procurar pelo mais barato, pelo mais próximo ou um intermediário entre as duas coisas) que dá as direções para um estacionamento ideal para ele.
-
6. Trendstockr
zoom_out_map
6/10 (Reprodução/Trendstockr)
Primeiro programa brasileiro de fidelidade para games, o Trendstockr pretende manter usuários em seus jogos com recompensas reais por pontos virtuais. Quando o gamer acessa o site e baixa um dos jogos cadastrados, ele pode trocar os pontos obtidos pelo sucesso no game por presentes de verdade. A ideia do serviço é que o jogador não tenha que pagar absolutamente nada. Ele baixa os games cadastrados no site de graça. Enquanto se diverte, ele acumula pontos. E no próprio Trendstockr há uma loja onde ele pode trocar seus pontos por diversos objetos. Já estão disponíveis recompensas que vão de um baralho para jogar Uno (por 20 PT$) até um Xbox One (2020 PT$) e um iPhone 5c (2000 PT$). O Trendstockr ainda está na versão Beta, e, por enquanto, tem apenas um jogo cadastrado. É o Tiny Talks, game de apostas em trending topics do twitter, criado pelos mesmos desenvolvedores do programa.
-
7. Onde Fui Roubado
zoom_out_map
7/10 (Reprodução/Onde Fui Roubado)
Onde Fui Roubado é um mapa coletivo com ocorrências de crimes a partir do Google Maps. O usuário deve selecionar a cidade em que deseja consultar os roubos e aí pode visualizar o mapa com os crimes. É possível filtrar os resultados por data (escolher visualizar apenas os crimes em um determinado período) e buscar um endereço específico. Além disso, o usuário pode consultar um painel de estatísticas, com informações como ranking de objetos mais roubados e tipos de assaltos mais frequentes. Para fazer uma denúncia, basta indicar o endereço do ocorrido, tipo de crime, data e hora, dar um título que descreva o crime, quais objetos foram roubados, se registrou boletim de ocorrência, um prejuízo estimado e o gênero (homem ou mulher do usuário.
-
8. MyAppSharer
zoom_out_map
8/10 (Reprodução/MyAppSharer)
MyAppSharer é um aplicativo para compartilhar apps por diversos meios com outros dispositivos. Ele tem um visual muito simples, em que é mostrada uma lista de todos os aplicativos instalados no smartphone. O usuário seleciona aqueles que deseja compartilhar, o formato e o meio. Depois de selecionar quantos apps quiser, o usuário pode escolher entre enviar os próprios aplicativos (com extensão .apk) ou os links na Play Store. Aí, basta escolher o meio em que o app será compartilhado. Para aplicativos, as opções são Bluetooth, Wi-Fi, e-mail e apps de compartilhamento (como Dropbox) que estiverem instalados no dispositivo. Para links, além destas opções, é possível enviar por SMS ou outros serviços de troca de mensagem.
-
9. Disk Cook
zoom_out_map
9/10 (Reprodução/Disk Cook)
Disk Cook é um app para pedir comida por delivery em São Paulo, Curitiba e no Rio de Janeiro. Ele reúne dezenas de restaurantes em cada cidade, de diversos tipos de cozinha. Após escolher a comida, o próprio app sugere endereços a partir da localização por GPS. Depois, basta escolher a forma de pagamento (dinheiro, cartão de crédito ou cheque). Vale lembrar que o serviço cobra uma taxa de entrega, que depende do endereço, preço do pedido, etc. Depois de fazer o pedido, você passa a monitorar o andamento por meio do mapa do aplicativo, que mostra o trajeto entre o restaurante e o local de entrega. O status do pedido é mostrado a cada atualização no topo da tela ("o pedido foi transmitido ao restaurante", "o restaurante está preparando", etc.), junto com uma previsão de tempo até a entrega ser completa. O entregador supostamente carrega um GPS para que o usuário acompanhe o seu trajeto. Esta ferramenta de acompanhar o pedido em tempo real é o grande diferencial para outros aplicativos que prestam um serviço semelhante. Ela tende a acabar com as dúvidas que muitas vezes surgem quando um pedido de delivery começa a demorar.
-
10. CrowdMobi
zoom_out_map
10/10 (Reprodução/CrowdMobi)
CrowdMobi é um aplicativo que informa qual operadora disponibiliza o melhor sinal no local onde o usuário está. Ele localiza o dispositivo e utiliza informações de outros usuários próximos para comparar as operadoras. O app descobre a operadora do usuário e mostra a situação atual do sinal do celular em porcentagem, a quantidade de torres próximas e quantas vezes o sinal caiu totalmente durante o uso do aplicativo. Logo abaixo, há gráficos a média do sinal das operadoras na região. Em nossos testes, a Vivo foi a operadora com o melhor sinal, seguida pela Tim, Claro e, por último, a Oi. O CrowdMobi também testa a velocidade do serviço de internet móvel. Depois de fazer testes de ping, upload e download, ele disponibiliza, em Megabits por segundo, a velocidade do 2G, 3G ou 4G do dispositivo.