Já tradicional nos computadores com Windows, o CPU-Z chegou nessa semana ao Android. O app adaptado, assim como no PC, traz todos os dados relacionados ao sistema do smartphone ou tablet em que está instalado.
Bastante leve (são menos de 200 KB nessa versão) e simples, o aplicativo tem a interface dividida em quatro seções principais. Cada uma traz informações bem organizadas sobre uma parte do dispositivo e eis aí o grande diferencial do CPU-Z para os concorrentes.
A primeira aba, SOC, mostra dados relacionados ao chip do aparelho, como arquitetura da CPU, número de números e clocks máximo e mínimo. System fala mais sobre o sistema, dando o modelo do aparelho, a versão do Android, a memória RAM total e a disponível e arquitetura do Kernel. Battery, por sua vez, informa mais sobre a bateria, e Sensor monitora o funcionamento dos sensores.
[Baixe o CPU-Z para Android pelo Downloads INFO]
A internet foi uma das grandes responsáveis por ampliar a cobertura dos protestos que se espalham pelo Brasil nos últimos dias. Manifestantes e observadores, no entanto, não se limitam a tuítes e posts no Facebook, e nas últimas manifestações deu para ver outra ferramenta online em ação: o TwitCasting.
O serviço foi usado por um repórter da Pós TV, que transmitiu ao vivo a chegada da polícia à região da Avenida Paulista, em São Paulo. E é justamente essa a função do aplicativo para Android e iOS, que conta também com uma versão online: transmitir, no ato, imagens filmadas pela câmera do smartphone ou tablet ou a webcam do computador. Nos aparelhos móveis, o app usa a rede de dados para fazer o streaming do vídeo, e adapta a qualidade de acordo com a velocidade da conexão.
[Acesse o Twitcasting pelo Downloads INFO]
[Baixe o Twitcasting Live e o Twitcasting Viewer para Android pelo Downloads INFO]
[Baixe o Twitcasting Live e o Twitcasting Viewer para iOS pelo Downloads INFO]
Este novo aplicativo gratuito da operadora Oi funciona como um GPS de verdade: ele traz mapas que podem ser usados mesmo com o smartphone offline. Tal função só é possível porque o Oi Mapas baixa todos os dados do mapa brasileiro no aparelho, e não apenas os consulta pela nuvem, como no caso do Google Maps. Os mapas presente no app são fornecidos pela NDrive, que tem um aplicativo próprio, que é pago e funciona da mesma forma.
Assim como outros aplicativos do gênero, o Oi Mapas permite traçar rotas e traz navegação turn-by-turn. Além disso, dá para consultar o mapa e encontrar pontos de interesse pelo sistema de busca tudo sem a necessidade de se conectar à internet. Ele traz ainda algumas funcionalidades que só funcionam quando há conexão, como integração ao Twitter e ao Foursquare.
O app Oi Mapas em si é pequeno, mas ele baixa os mapas do Brasil quando é aberto pela primeira vez. Os arquivos, somados, têm cerca de 200 MB então certifique-se de ter espaço suficiente na memória do smartphone.
[Baixe o Oi Mapas para Android pelo Downloads INFO]
A concorrência entre navegadores no Android vai bem além de Chrome, Opera e Firefox. Um bom exemplo de browser bem sucedido é o Dolphin, que chegou a 80 milhões de downloads e recebeu uma nova atualização. Ela readiciona o suporte a Flash ao aplicativo, além mudar o visual da tela inicial e trazer uma loja interna de webapps.
O suporte ao plugin da Adobe, ainda consideravelmente utilizado internet afora, fora removido na versão anterior do Dolphin. Para fazer uso do Flash no navegador, no entanto, é preciso tê-lo instalado no smartphone ou tablet. O processo é um pouco mais complicado do que o normal, já que é preciso baixá-lo direto do site da Adobe o suporte nativo ao plugin foi banido do Android e ele já não está mais na Play Store.
[Baixe o Dolphin Browser para Android pelo Downloads INFO]
Games complexos como Brasfoot, Elifoot e Football Manager já há algum tempo transformam em realidade o sonho de ser técnico de futebol. Mas dá para se sentir um professor com opções mais simples, como o jogo The Football Playbook, com versões para iOS e Windows.
A interface deste game tático imita uma prancheta de um técnico de futebol aquela mesma em que os treinadores definem táticas e posicionamentos de jogadores. E é basicamente isso que você precisa fazer: desenhar a jogada que os boleiros (representados pelos círculos) irão executar. O objetivo, como em uma partida de futebol, é fazer o último jogador que receber a bola entrar na área e marcar o gol tudo antes do juiz apitar.
[Baixe o The Football Playbook para iOS pelo Downloads INFO][Baixe o The Football Playbook para Windows pelo Downloads INFO]
Com versão apenas para Windows Phone 8, o app Blink é uma possível alternativa ao Vine e semelhantes nos aparelhos com o SO da Microsoft. Ele captura uma série de imagens em sequência e as combina, criando uma animação simples que tem a cara de um GIF.
O aplicativo funciona de uma forma diferente: ele tira diversas fotos mesmo antes de você apertar o botão de captura. Depois, faz o mesmo assim que o retrato é tirado, e apresenta todas as imagens tiradas em uma sequência. Cabe a você escolher algumas delas para criar um blink, a pequena animação. O aplicativo, diferentemente do Vine e do Cinemagram, não permite pausar a filmagem, mas justamente por não exatamente filmar.
Os blinks podem ser depois compartilhados no Twitter, no Facebook e na rede social própria do app, a BLINK.so.cl.
[Baixe o Blink para Windows Phone pelo Downloads INFO]
Já pensou poder conferir o que está acontecendo em diferentes ruas da cidade, de um estado ou mesmo de algum país no mundo? Alguns sites tornam isso possível, e é essa também a proposta do VejoaoVivo.
O webware, que conta ainda com aplicativos gratuitos para Android e iOS, apresenta a imagem ao vivo de câmeras espalhadas ao redor do mundo. Por aqui, ele está presente em cidades de 12 estados, incluindo aí São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, entre outros.
Cada município, aliás, apresenta uma lista com câmeras em diversas ruas. No caso da capital paulista, por exemplo, há filmadoras na Praça da Sé, na Avenida Paulista e na Avenida dos Bandeirantes, por exemplo.
[Acesse o VejoaoVivo pelo Downloads INFO][Baixe o VejoaoVivo para Android pelo Downloads INFO][Baixe o VejoaoVivo para iOS pelo Downloads INFO]
O Make JPEG é um conversor de imagens simples para Mac, que transforma imagens de quase qualquer formato em arquivos JPG. O aplicativo vem em um pacote ZIP e, por padrão, possui três versões: Jpeg 60, Jpeg 80 e Jpeg 100. Cada uma converte as imagens para um JPG de qualidade e tamanho diferentes. Enquanto o Jpeg 60 salva os novos arquivos com 60% dos atributos da foto original, o Jpeg 100 preserva tamanho e qualidade ao máximo.
O funcionamento do Make JPEG é tão simples quanto o programa. As versões devem ser fixadas na barra de tarefas do Mac. Com isso, é só arrastar para um dos ícones os arquivos que deseja converter. O processo é quase imediato e a nova imagem, no formato JPG, será salva na pasta de origem. Se quiser, basta alterar o nome da versão para mudar também a qualidade para a qual ela converte: se Jpeg 60 virar Jpeg 40, o app trará imagens com 40% da qualidade da original, em vez de 60.
[Baixe o Make JPEG para Mac pelo Downloads INFO]
Combonuts é um game de ação para Android e iOS feito por um estúdio brasileiro, o Aplay Studios. O jogo segue um estilo familiar ao de Angry Birds: o jogador precisa atirar um esquilo voador usando um estilingue gigante. A história é parecida, e coloca você do lado do roedor Albert, que teve nozes roubadas pelos guaxinins Wrong.
No entanto, as semelhanças acabam aí. A visão lateral do jogo dos pássaros raivosos é substituída por uma vista superior, e o esquilo não precisa derrubar nada, mas sim coletar o máximo de nozes (nuts) que puder. O ideal é conseguir pegar várias de uma vez, fazendo um combo daí o nome do jogo. Não é tão fácil quanto parece, no entanto, mas é bem divertido.
[Baixe o Combonuts para Android pelo Downloads INFO][Baixe o Combonuts para iOS pelo Downloads INFO]
O feed do Instagram está bagunçado? Pois o Instagroup pode ajudar: o app, pago, se propõe a dividir em listas específicas os usuários que você segue na rede social de fotos, mais ou menos como acontece no Twitter.
Com a ajuda do aplicativo, dá para criar grupos temáticos, colocando famosos em um deles, amigos em outra, fotógrafos em uma terceira e assim por diante, por exemplo. As listas criadas no InstaGroup servem ainda como uma forma até eficiente de bloquear pessoas no Instagram. Para fazer isso, basta simplesmente não adicionar os usuários aos grupos.
O aplicativo ainda está em fase inicial, e deve ganhar mais recursos nas próximas atualizações. Será possível comentar nas fotos da lista sem precisar abrir o app do Instagram, além de criar grupos baseados em hashtags e compartilhar listas com amigos.
[Baixe o Instagroup para iOS pelo Downloads INFO]
Entenda por que um museu britânico adotou pronomes femininos para o imperador romano Heliogábalo após reinterpretação de textos históricos e consulta a especialistas em inclusão