Nessa semana especialmente, viu-se como a administração de um prefeito pode não ser bem-aceita por todos. Se você é um crítico voraz da gestão de sua cidade, que tal então encarar o desafio de gerenciar uma? É essa a proposta de Run That Town, um game para iOS desenvolvido pelo Australian Bureau of Statistics, quase um IBGE australiano.
O divertido jogo coloca você no comando de uma versão virtual de qualquer cidade da Austrália. Ele traz um sistema que remete a um SimCity simplificado. São apresentados vários projetos ao novo prefeito, que deve aprová-los ou não, sempre com base em visões positivas e negativas da população. Run That City trabalha com dados reais, fornecidos pelo censo australiano. E é preciso checá-los para saber se as opiniões positivas ou negativas são realmente válidas e representam uma parcela considerável da população da cidade.
[Baixe o Run That Town para iOS pelo Downloads INFO]
Uma das mudanças apresentadas na nova versão do navegador Opera foi a retirada do cliente de e-mail integrado. E eis que o Opera Mail surge novamente, mas como um programa independente e com versões para Windows e Mac.
O aplicativo, que foi lançado como beta junto com o Opera 15.0, chegou hoje à versão final, e traz basicamente a mesma interface do atual cliente integrado. As opções de caixa de entrada e saída, mensagens recebidas, spam e lixeira, por exemplo, seguem listadas à esquerda da tela ou seja, quem já utilizava o app, já deverá estar familiarizado com o visual.
[Baixe o Opera Mail para Windows pelo Downloads INFO][Baixe o Opera Mail para Mac pelo Downloads INFO]
Este aplicativo conectado ao Facebook é ótimo para desatentos: ele avisa o usuário quando as datas de vencimento de documentos e taxas estão se aproximando. Bem fácil de usar e todo em português, fica fácil identificar no app o que colocar em cada campo. E, se ainda sobrarem dúvidas, um pequeno quadro amarelo no lado direito da tela mostra o que deve ser cadastrado na seção.
A tela inicial do SmartMind apresenta os campos para cadastrar vencimentos de documentos, cartões, vacinas e até tarefas e aniversários. Veículos, a aba à esquerda, permite registrar carros e a respectiva documentação (licenciamento, IPVA, segura e mesmo o extintor do veículo. Garantias, por sua vez, serve exatamente para isso: marcar a data do fim da garantia de produtos.
[Acesse o SmartMind pelo Downloads INFO]
Mesmo deixado de lado depois da ascensão do Facebook e de outras redes sociais e serviços de streaming, o MySpace continua na ativa. E, depois de mudar a cara do site, o serviço resolveu renovar o visual do aplicativo para iOS, trazendo junto algumas boas novas funções, como criação de GIFs e rádios online divididas por gênero.
A interface do app está bem diferente e um tanto mais funcional se comparada com a antiga. O velho menu principal, por exemplo, foi trocado por um menu lateral, que pode ser acessado com um deslizar de dedo da direita para o meio, mais ou menos como em vários aplicativos hoje. A lista mostra atalhos para postagens, linha do tempo (Stream) e ao novo recurso de rádios (Radio), que faz o streaming de faixas divididas por gênero bem útil para conhecer novas bandas.
O popular TeamViewer chegou finalmente ao Windows Phone 8 nessa semana. O aplicativo oferece uma solução simples para quem precisa acessar um computador à distância ou participar de uma apresentação ou reunião de longe pelo smartphone.
Assim como em outras plataformas, o funcionamento é bem descomplicado. Basta colocar o ID específico da reunião para que os participantes remotos tenham acesso a ela instantaneamente pelo dispositivo com Windows Phone 8. No caso do acesso remoto, a ID precisa ser a do computador com Windows, Mac OS ou Linux.
[Baixe o TeamViewer para Windows Phone 8 pelo Downloads INFO]
Outra novidade da semana relacionada à Microsoft foi o lançamento do Office para iOS. O aplicativo, que segundo boatos chegaria apenas em 2014, se adiantou e trouxe para iPhones (a partir do 4) e iPods Touch (a partir do 5) o Word, o Excel e o PowerPoint.
Gratuito para download, mas não para uso (requer assinatura do Office 365), o Office permite fazer a edição de arquivos DOC, XLS, PPT e derivados, mas com uma gama bem menor de recursos. Ele também se conecta ao SkyDrive para dar acessar a documentos acessados recentemente no computador. O aplicativo, no entanto, ainda não está disponível na App Store brasileira, mas deve chegar em breve.
[Baixe o Office for Mobile para iOS pelo Downloads INFO]
Depois de chamar atenção no Android, o ProDeaf Móvel, aplicativo que traduz falas em português para a língua brasileira de sinais, chegou ao iOS. A novidade traz aos aparelhos da Apple uma solução que pode facilitar bastante a comunicação com pessoas que não ouvem.
Desenvolvidos pelos brasileiros da ProDeaf, o app usa um banco de dados de mais de 3.700 sinais. Ele os demonstra na tela usando um boneco em 3D. As falas são reconhecidas pelo sistema do Google e transformadas em sinais, reproduzidos pelo personagem. Aliás, caso o recurso não funcione, é possível digitar o vocábulo dando um toque no ícone do teclado.
[Baixe o ProDeaf Móvel para Android pelo Downloads INFO][Baixe o ProDeaf Móvel para iOS pelo Downloads INFO]
Bom para viajantes - e usuários de metrô, claro -, o qMetro traz mapas das malhas metroviárias de cidades de vários países. Com versões para Windows, Mac e Linux, o app apresenta, por padrão, as linhas de São Paulo, Londres, Madri, Seul e mais, totalizando 23 delas.
O qMetro é útil especialmente para traçar rotas, mas ajuda também a estimar o tempo que o usuário vai levar de uma estação a outra. Usar o programa requer um pouco de paciência, principalmente pelo programa estar ainda em fase de testes. para calcular a rota, clique nos pontos de partida e de chegada. Para trocar o mapa, vá a "File", "Open" e abra a pasta "map" para conferir a lista de arquivos com as linhas.
[Baixe o qMetro para Windows pelo Downloads INFO][Baixe o qMetro para Mac pelo Downloads INFO][Baixe o qMetro para Linux pelo Downloads INFO]
A busca pela foto perfeita é uma das principais causas da popularidade de editores de fotos. E um dos apps que mais tem feito sucesso nesse ramo polêmico nos smartphones é o Facetune, para iOS. O aplicativo, pago, promete dar ao usuário justamente uma foto perfeita, mas do rosto apenas. E tudo sem muito trabalho, já que ele traz uma interface bem fácil de mexer que até lembra a do mais conhecido Snapseed.
Os recursos principais ficam na parte inferior da tela . Whiten, por exemplo, como o nome sugere, serve para branquear regiões preferencialmente os dentes. Smooth suaviza marcas do rosto, enquanto Details repara alguns detalhes.
[Baixe o Facetune para IOS pelo Downloads INFO]
Entenda por que um museu britânico adotou pronomes femininos para o imperador romano Heliogábalo após reinterpretação de textos históricos e consulta a especialistas em inclusão