-
1. Os aplicativos com mais downloads
zoom_out_map
1/12 (Flickr / Photopin.com)
Quem aparece primeiro na galeria dos dez
aplicativos mais baixados da semana no Downloads INFO é o
Firefox. O navegador chegou à versão 25 nesta semana, e ganhou algumas mudanças internas. Nos desktops, a principal é o suporte à API Web Audio, enquanto nos smartphones, a novidade é o modo de navegação para visitantes. Saiba mais sobre a atualização do browser da Mozilla e confira os outros programas da lista.
-
2. Firefox 25
zoom_out_map
2/12 (Divulgação)
A nova versão do Firefox chegou nesta semana, e como nas últimas atualizações, as novidades são principalmente “internas”. A principal é suporte à API Web Audio, bem útil para dar maior fidelidade ao som de animações e jogos online – dá para ver o funcionamento
aqui e todas as mudanças
aqui. Na versão para Android, o browser passa a contar com um recurso de “navegação de visitante”, que é basicamente um perfil separado para que outras pessoas possam usar o Firefox sem interferir no seu histórico. Há também uma função de bloqueio misto de conteúdo, que evita ataques em páginas HTTPS, além, claro, do suporte a Web Audio.
-
3. Plants Vs. Zombies 2
zoom_out_map
3/12 (Divulgação)
Agora também para Android, a sequência do ótimo tower defense de 2009, o Plants Vs. Zombies 2 traz os mesmos elementos que fizeram do original um sucesso, mas com uma história diferente, gráficos aprimorados e alguns pontos que justificam o lançamento – entre eles, novos personagens e um novo preço. No jogo, agora gratuito e totalmente em português, você acompanha o mesmo Crazy Dave do original, mas agora em viagens pelo tempo. A jornada começa no antigo Egito e passa por diversos outros ambientes, como navios piratas e o velho oeste norte-americano. Os diferentes cenários apresentam novos zumbis e plantas, além de um sistema de adubagem que “turbina” os vegetais por um tempo limitado. O adubo, aliás, é das poucas coisas que podem ser compradas com dinheiro de verdade no jogo, facilitando algumas fases.
-
4. Mandic Magic
zoom_out_map
4/12 (Divulgação)
O Mandic Magic é um app gratuito para iOS - e agora também para Android - que ajuda a descobrir a senha de redes Wi-Fi próximas ao usuário. Mas ele não funciona de forma tão mágica quanto aparenta: ele é, na verdade, uma espécie de “rede social” de senhas. Um usuário passa por uma cafeteria, por exemplo, e pede a palavra-chave do Wi-Fi do local. Depois de se conectar com sucesso, abre o Mandic Magic e utiliza o recurso de geolocalização do aplicativo para fazer “check-in” no local, cadastrar a senha e divulgá-la na rede social do app. Dessa forma, quando outra pessoa for ao local, pode simplesmente rodar o Mandic Magic, encontrar o local na lista de estabelecimentos próximos e conferir a senha do Wi-Fi. Com isso, não precisará perguntar para funcionários do local, por exemplo.
-
5. Pocket Recorder
zoom_out_map
5/12 (Divulgação)
Nem todos os smartphones contam com gravador de voz nativo, e no Windows Phone, uma boa solução é o Pocket Recorder. Com a interface bem simples, o aplicativo permite salvar em MP3 e conta com uma prática ferramenta de corte (Crop), que pode ser usada assim que a gravação é feita. Na edição, você pode ainda adicionar outros sons ao começo e ao fim do áudio, combinando vários trechos. O aplicativo permite fazer o upload dos arquivos no SkyDrive, o serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft. Assim, dá para acessá-los no computador sem nem mesmo ter que conectar o smartphone no computador.
-
6. Viber
zoom_out_map
6/12 (Reprodução)
Com versões mais novas para Windows e Mac, o Viber nos desktops tem funcionamento parecido com as edições mobile. O programa usa a conexão com a internet para enviar mensagens e fazer ligações para aparelhos em que ele esteja instalado. Mas essas versões para computadores têm um recurso que é, por ora, exclusivo: chamadas por vídeo. O recurso está em fase de testes, e deve ser incluído em breve no Viber para Android, iOS e Windows Phone.
-
7. Screenhero
zoom_out_map
7/12 (Divulgação)
Uma alternativa interessante ao TeamViewer é o Screenhero, para Windows e Mac. Em vez de simplesmente dar acesso a outros computadores, oferece ainda um cursor extra ao usuário que está usando a máquina à distância. Dessa forma, duas pessoas podem trabalhar em conjunto, mesmo estando longe. Enquanto trabalham, as duas pessoas podem ainda conversar usando o chat que aparecerá no canto superior direito da tela. O aplicativo é tão fácil de usar quanto o TeamViewer, e requer apenas um cadastro rápido. Assim que adicionar outra pessoa à lista de “contatos”, basta apertar “Share Window” para compartilhar apenas a janela atual ou “Share Screen” para partilhar a tela inteira e dar mais liberdade.
-
8. Gifninja
zoom_out_map
8/12 (Reprodução)
Não muito diferente de outras soluções do gênero, o Gifninja ainda ganha seus pontos pela facilidade de uso e pela interface despoluída – ao contrário do GIFSoup e do GifMaker, por exemplo. Clique em “Select Files” para começar a criar, escolhendo uma sequência de fotos ou um vídeo de até 20 MB. Feito o upload, o serviço apresenta uma prévia da criação com um controle deslizante de velocidade. Acrescente um título e uma legenda para depois clicar no botão para gerar o GIF final. O Gifninja dá opções para compartilhá-lo em redes sociais, baixá-lo ou simplesmente apagá-lo do servidor.
-
9. Take Weather
zoom_out_map
9/12 (Reprodução)
As imagens de chuva, sol e até neve podem encontrar um lugar só para elas no Take Weather, app gratuito para Android e iOS. O aplicativo tem uma proposta interessante: mostrar através de fotografias como está o tempo na cidade em que você se encontra. As imagens são todas tiradas e compartilhas pelos usuários, dando ao Take Weather um quê de Instagram. Nos dias chuvosos em São Paulo, por exemplo, o app mostrará na parte superior da tela basicamente fotos do céu nublado, do chão molhado, de gotas no vidro, entre outras. Deslizando o dedo para os lados, dá para ver outras imagens diversas no mesmo padrão.
-
10. Clean Master
zoom_out_map
10/12 (Reprodução)
Uma das melhores alternativas para fazer uma limpeza geral em arquivos inúteis no Android é o Clean Master. O app, gratuito e exclusivo para o sistema do Google, é bem completo em termos de recursos e funciona de forma bem parecida com o CCleaner. Ele faz uma varredura por toda a memória do aparelho em que está instalado e pode eliminar uma série de arquivos temporários e de cache de uma vez, liberando um espaço considerável no armazenamento. Essa limpeza pode ser feita dando um toque no item “Histórico”, presente na tela inicial do Clean Master. Ao fazer isso, você terá acesso a duas ferramentas: “Cache”, usada para limpar o cache de aplicativos instalados, e “Ficheiros Residuais”, que remove “resíduos” de apps que já foram desinstalados do smartphone ou tablet.
-
11. Clear
zoom_out_map
11/12 (Reprodução)
O Clear também é um app para gerenciar tarefas e compromissos, que pode ser usado para deveres de vida pessoal. O aplicativo possui um visual minimalista e funciona tanto no Mac quanto no smartphone. A partir de um visual colorido e customizável, ele se utiliza de gestos para completar, adicionar ou deletar os compromissos. O usuário pode utilizar o app tanto para criar listas de tarefas pessoais, quanto listas de compras, notas rápidas, livros ou filmes para ler e assistir, contatos ou até grandes projetos para cumprir. Outro detalhe interessante do Clear está na sua possibilidade de sincronia pelo iCloud entre as plataformas iOS e Mac. Assim, o usuário pode ter suas tarefas sempre atualizadas na nuvem entre o PC e o smartphone.
-
12. Agora veja a seleção da semana de EXAME.com:
zoom_out_map
12/12 (Image by Placeit.net / EXAME.com)