Tecnologia

Oracle faz novas acusações contra HP sobre processador Itanium

Em março, a Oracle decidiu descontinuar seu suporte para o Itanium, um microprocessador para tarefas computacionais pesadas

Só de juros sobre o valor, Oracle vai receber 1,3 bilhão de dólares da SAP (Justin Sullivan/Getty Images)

Só de juros sobre o valor, Oracle vai receber 1,3 bilhão de dólares da SAP (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2011 às 19h31.

San Francisco - A Oracle acusou a HP de fraude por ocultar fatos durante negociações entre as duas companhias, segundo documento entregue a um tribunal. A queixa, registrada pela Oracle contra a HP nesta terça-feira, faz parte de um processo em curso sobre a plataforma Itanium.

Em março, a Oracle decidiu descontinuar seu suporte para o Itanium, um microprocessador para tarefas computacionais pesadas, afirmando que a Intel deixou claro que o chip estava próximo do fim de sua vida e que o foco da companhia tinha se voltado para o microprocessador x86.

A HP classificou a decisão da Oracle como um comportamento "contra o consumidor". A companhia processou a Oracle em um tribunal da Califórnia em junho.

O conflito é parte de um processo que envolve a deterioração da relação entre as duas companhias. A Oracle contratou o ex-presidente-executivo da HP Mark Hurd no ano passado após Hurd ter deixado a HP em meio a questionamentos sobre seu relacionamento com uma funcionária terceirizada da empresa.

A HP entrou com um processo afirmando que a entrada de Hurd na Oracle colocava em risco segredos comerciais, que logo foi resolvido. Mas nos documentos encaminhados nesta terça-feira, a Oracle afirma que a HP induziu a empresa de forma fraudulenta a fazer acordo no caso envolvendo Hurd.

Segundo o processo da Oracle, a HP ocultou o fato de que estava prestes a contratar Leo Apotheker como presidente-executivo e Ray Lane como presidente do conselho de administração, diz o processo.

Apotheker e o presidente-executivo da Oracle, Larry Ellison, são rivais de longa data, do tempo que Apotheker liderava a fabricante de softwares europeia SAP. O presidente do conselho da HP, Ray Lane, e Ellison, têm uma relação difícil desde o tempo em que Lane foi dispensado da Oracle em 2000, segundo o documento.

"Tendo em conta a animosidade bem documentada entre Oracle e os senhores Apotheker e Lane, a HP sabia que a Oracle não teria assinado o acordo sobre Hurd se soubesse dos planos iminentes da HP", diz o documento.

Um representante da HP não pode ser imediatamente contatado nesta terça-feira.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaHPJustiçaOracleServiçosTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro