Tecnologia

Oracle contrata detetive para intimar presidente da HP, ex-SAP

A Oracle intimou Apotheker --que tomou posse como presidente da HP na última segunda-feira-- mas a HP se recusou a aceitar a intimação

O francês Leo Apotheker está acostumado a controvérsias (Ralph Orlowski/Getty Images)

O francês Leo Apotheker está acostumado a controvérsias (Ralph Orlowski/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2010 às 18h27.

São Francisco - A Oracle contratou investigadores privados para encontrar o presidente-executivo da HP, Leo Apotheker, na esperança de que um depoimento do ex-chefe da SAP ajudaria sua disputa por uma indenização de 4 bilhões de dólares por roubo de software, afirmou uma fonte próxima ao caso.

A Oracle intimou Apotheker --que tomou posse como presidente da HP na última segunda-feira-- mas a HP se recusou a aceitar a intimação, afirmando que a Oracle estaria assediando o executivo. Segundo especialistas, a HP estaria preocupada em não expor seu novo presidente-executivo, nomeado no final de setembro para a surpresa de observadores em Wall Street e no Vale do Silício, a ataques que podem minar sua credibilidade.

A Oracle abriu um processo judicial contra a SAP, maior produtora de softwares da Europa, que já aceitou tomar responsabilidade pelo roubo de softwares da Oracle por sua subsidiária, TomorrowNow, mas alega que deve apenas alguns milhões de dólares à Oracle. Executivos da SAP afirmam que Apotheker chefiava a unidade, que foi fechada após a descoberta do crime.

A fonte, que pediu anonimato uma vez que a busca por Apotheker ainda não foi tornada pública, disse à Reuters que os advogados do executivo também recusaram a intimação. Caso esteja no exterior, a Oracle não poderá intimá-lo e terá que aguardar seu retorno à Califórnia, acrescentou a fonte.

A Oracle e a HP não quiseram comentar a informação.

"O interesse do sr. Ellison pelo sr. Apotheker é recente, como resultado da nomeação de Apotheker para chefiar a HP", disse o porta-voz da SAP, Bill Wohl.

"Esse interesse recente diz muito sobre o porquê disso ser importante para eles. A pergunta é, será que isso tem alguma coisa a ver com o processo?"

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaHPOracleProcessos judiciaisServiçosTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Apple deve lançar nova Siri similar ao ChatGPT em 2026, diz Bloomberg

Instagram lança ferramenta para redefinir algoritmo de preferências dos usuários

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro