Tankafetast (Divulgação)
Lucas Agrela
Publicado em 13 de fevereiro de 2015 às 07h55.
Uma operação da polícia sueca realizada nesta semana prendeu cinco pessoas sob acusações de compartilhamento ilegal de conteúdos protegidos por direitos autorais e sites de torrents de torrents saíram do ar.
Um dos sites de torrents é o Tankafetast, o segundo maior do país. O site de streaming de mesmo nome também foi removido, junto com o PirateHub, outra página que indexava torrents.
Fizemos apreensões importantes, mas nós não vamos dizer nada mais sobre isso, segundo o promotor Mats Ljungqvist. "Não fomos nós que tiramos os sites do ar, foram eles que fizeram isso, a fim de evitar o agravamento dos crimes."
A nova batida policial acontece dois meses depois do fechamento do The Pirate Bay, ocasião em que foram apreendidos 50 servidores. A página voltou ao ar em 31 de janeiro trocando o logotipo de navio pirata por uma fênix.
O Demonii, que monitora a quantidade de compartilhamentos de arquivos no formato torrent, registrou nesta semana um recorde: 30 milhões de downloads e 24 milhões de fontes de arquivos funcionavam simultaneamente. O número é 100% superior em comparação ao mesmo período no ano passado.